Fila de espera por cirurgias de tireoide tem mais de 200 pacientes no Tocantins; DPE recorre à justiça
A Defensoria Pública Tocantins (DPE-TO) ingressou com uma ação pedindo que a Justiça obrigue o Estado a realizar novas cirurgias de tireoide e acabe com a fila de espera. Atualmente, 205 pacientes aguardam pelo procedimento.
Na ação judicial, o Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa), da DPE, destaca que a fila de espera é extensa e os hospitais do Estado têm capacidade para realizar o procedimento.
A partir de informações da Secretaria Estadual da Saúde enviadas ao Nusa, a DPE apontou que a fila de espera conta com pacientes desde abril de 2011. Conforme a gestão estadual da Saúde, em setembro de 2018 eram 251 pacientes e hoje são 205.
Conforme a ação, a Secretaria da Saúde informou que as cirurgias já realizadas foram feitas nos hospitais regionais de Paraíso do Tocantins, Araguaína, Miracema, Gurupi e Hospital Geral de Palmas (HGP), mas outras unidades regionais têm capacidade para realizar o referido procedimento cirúrgico.
Para o coordenador do Nusa, defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, não há motivos a serem considerados para a espera dos pacientes. “Em um ano o Hospital Regional de Miracema realizou duas cirurgias e o de Gurupi, apenas uma. A inoperância dos hospitais no interior leva ao aumento da fila”, consta na ação.
A Ação Civil Pública foi protocolada nesta quarta-feira (11) e relata a necessidade das cirurgias para retirada da glândula tireoide, tendo em vista que a anormalidade na produção de hormônios acarreta em mudanças no comportamento funcional do organismo, ocasionando inúmeros distúrbios em vários órgãos do corpo.
Fonte: AF Noticias