BrasilDestaqueEstado

Pega-pega entre Gaguim e Vicentinho Júnior deixa rachadura exposta na bancada tocantinense

Os ânimos ficaram exaltados após a bancada de oposição ao Palácio Araguaia ter demonstrado força ao eleger a senadora Kátia Abreu (PP) como coordenadora da bancada tocantinense.

De um lado, a própria parlamentar, o seu filho Irajá Abreu (PSD), além dos deputados federais Vicentinho JR (PL), Professora Dorinha Seabra (DEM), Tiago Dimas (SD) e Célio Moura (PT).

Do outro lado, o senador Eduardo Gomes (MDB) e os deputados federais Carlos Gaguim (DEM), Osires Damaso (PSC) e Eli Borges.

Dulce Miranda (MDB) preferiu se abster de votar, como sempre nas questões polêmicas.

O certo é que a rachadura ficou exposta quando o deputado Vicentinho Júnior revelou na tribuna da Câmara o bate-boca ocorrido na reunião que elegeu Kátia.

Ele acusou o parlamentar Carlos Gaguim (DEM) – ex-coordenador dos congressistas tocantinenses – de estar, em conluio com o Palácio Araguaia, construindo dossiês contra ele e seu genitor, o ex-senador Vicentinho Alves.

Foram aproximadamente dez minutos de discurso e o que restou claro, de acordo com o pronunciamento, é que o próprio Gaguim havia confessado – com ânimo intimidatório – que os documentos contra os ‘Vicentinhos’ estavam sendo minuciosamente preparados.

OBSTRUÇÃO DE EMPRÉSTIMOS

Carlos Gaguim teria acusado o ex-senador Vicentinho Alves (PL) de obstruir na Justiça os empréstimos de R$ 583 milhões do Tocantins junto à Caixa Econômica Federal.

Vicentinho Júnior teria reagido à declaração e o clima esquentou com xingamentos e troca de farpas. Quase foram as vias de fato. A palavra ‘moleque’ teria sido repetida várias vezes. A “turma do aquieta” evitou um duelo físico.

‘DIAS CONTADOS’

No discurso que fez da tribuna da Câmara Fedeal, Vicentinho Júnior disse que Gaguim teria dito: “Se prepara, deputado Vicentinho, que seus dias estão contados. Estamos providenciando lá aquele dossiê contra você e seu pai para mostrar quem vocês são no Tocantins”. 

CONTRA-VAPOR DE GAGUIM

Após a exposição pública, o deputado Carlos Gaguim gravou um vídeo na mesma tribuna, contudo, num momento que não havia sessão no plenário.

O democrata mandou recado ao colega Vicentinho Júnior: “Deputado, o seu pai perdeu a eleição e isso é desespero de quem perdeu a eleição para o governador Mauro Carlesse […] Se não fosse o pai dele ter entrado na Justiça […] meus companheiros, meus prefeitos, vereadores, líderes e povo do Tocantins, se não fosse o pai dele, da irresponsabilidade dele, hoje nos nossos hospitais não estariam morrendo milhares de pessoas, as nossas estradas estariam quase todas asfaltadas, os 139 municípios, nenhum trabalhador, o governador e a Assembleia, não estariam nessa dificuldade”, disparou Gaguim, ao seu modo peculiar.

Ato contínuo, Gaguim pontuou que ele e os outros parlamentares têm ajudado o governador Mauro Carlesse (DEM) com recursos, excluindo o deputado Vicentinho Júnior deste rol.

“O único que não tem ajudado, que não levou um único centavo para o Estado, é este deputado que vem me acusar”, afirmou, completando que Vicentinho “não tem serviço prestado ao Estado”.

Logo em seguida, Gaguim emendou: “Os mandatos dele foram na ‘cacunda’ do pai. Desce da ‘garupa’ de seu pai, deputado! Ele não é mais senador, não”, afirmou. “Quando você descer da garupa de seu pai nas próximas eleições, você vai ver quem você vai ser”, finalizou.

Fonte: AF Noticias