DestaqueEstado

Veja serviços que terão alterações no Tocantins por precaução ao coronavírus

Várias instituições e serviços no Tocantins estão tomando medidas de prevenção em função da pandemia do novo coronavírus. O estado segue sem nenhum caso confirmado da doença. Mesmo assim, aulas foram suspensas em parte das escolas e universidades e alguns órgãos público devem ter o funcionamento afetado a partir da próxima semana.

Para facilitar o acompanhamento, o G1 organizou uma lista com as alterações informadas pelas instituições. Ela será atualizada sempre que uma nova mudança for divulgada.

Hospitais

  • A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclareceu que o Hospital Geral de Palmas (HGP) é a unidade de referência para tratamento de pacientes que apresentarem sintomas agudos de síndromes respiratórias que se enquadrem nos critérios de encaminhamento do novo coronavírus (Covid-19). A unidade conta com 14 leitos isolados na ala de internação e outros três leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
  • Além do HGP, toda a rede Estadual de Saúde foi preparada para que o acompanhamento de pacientes que apresentem sintomas e histórico que indiquem a possibilidade de contaminação pelo covid-19, seja realizado de forma correta.
  • Até esta segunda-feira (16), os atendimentos, consultas e cirurgias eletivas na rede pública de saúde estão mantidos normalmente.
  • Em Palmas, os serviços de odontologia em todas as unidades do município serão realizados apenas nos casos de urgência e emergência.

Educação

  • Rede Estadual: As escolas de toda a rede estadual de ensino devem ficar fechadas entre os dias 16 e 20 de março.
  • Rede municipal de Palmas: a decisão de aderir ou não cabe a cada prefeitura. Em Palmas as aulas foram suspensas por tempo indeterminado, assim como o atendimento presencial do Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SimPalmas) em todas as escolas e centros municipais de educação infantil e na sede da Semed. Nesse período também não será divulgada nenhuma lista de classificação.
  • Rede municipal do interior: As prefeituras de Gurupi, Colinas do Tocantins, Miracema do Tocantins, Tocantínia, Araguaçu, Araguatins, Paraíso, Dianópolis, Riachinho, Filadélfia e Porto Nacional informaram que as redes municipais terão aulas suspensas pelo mesmo período da rede estadual. Em Araguaína e Paraíso do Tocantins as aulas foram suspensas por tempo indeterminado.
  • Ensino superior: a Unitins, o IFTO, Ulbra e a Faculdade Católica do Tocantins também decidiram suspender as aulas entre os dias 16 e 20 de março. A Universidade de Gurupi (UnirG) também cancelou as aulas até o dia 21 de março, mas o prazo ainda pode ser prorrogado. A UFT suspendeu as aulas presenciais por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (16). As colações de grau do Câmpus de Palmas estão suspensas e os alunos que necessitarem poderão colar grau em Gabinete. O Restaurante Universitário seguirá em funcionamento.
  • Escolas particulares e de idiomas: a decisão cabe à direção de cada unidade e por isso os pais devem entrar em contato com a escola em que o estudante está matriculado para tirar eventuais dúvidas. Algumas já informaram que vão aderir à suspensão. É o caso dos colégios Marista e Olimpo, em Palmas e do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Porto Nacional.

Órgãos públicos

  • Governo do Tocantins: O governador Mauro Carlesse (DEM) assinou nesta segunda-feira (16) um decreto modificando o horário de expediente nas repartições públicas estaduais. Os servidores vão trabalhar das 8h às 14h por tempo indeterminado. O decreto também suspende a realização de eventos e a agenda oficial do estado por 30 dias.
  • Detran: O Detran suspendeu a aplicação de bancas avaliadoras e fez mudanças na forma de atendimento ao público em Palmas e em unidades do interior.
  • Justiça: O Tribunal de Justiça determinou que todas as comarcas devem atender ao público em período reduzido, das 12h às 18h. As audiências e julgamentos devem ser adiados em casos não urgentes e ser realizados preferencialmente por videoconferência quando se tratar de caso urgente. Se não for possível fazer a audiência pela internet, o acesso às salas será restrito e apenas pessoas diretamente envolvidas no processo poderão participar. Servidores que fazem parte dos grupos de risco poderão trabalhar de casa. O projeto Justiça Cidadã também está suspenso.
  • Defensoria Pública: Servidores, estagiários e voluntários do órgão que pertencem aos grupos de risco podem trabalhar de casa pelo período de 15 dias. O horário de expediente não sofreu alteração.
  • Ministério Público: Ministério Público do Tocantins decidiu suspender temporariamente, de 17 de março a 30 de abril, o atendimento presencial ao público, como medida de prevenção do coronavírus. Servidores que fazem parte dos grupos de risco poderão trabalhar de casa. As demandas da área da saúde encaminhadas à Ouvidoria terão preferência e fluxo diferenciado.
  • Tribunal de Contas: Foram suspensos os eventos com grande concentração de pessoas e as viagens dos servidores. O atendimento ao público será feito apenas de forma eletrônica.
  • Câmara Municipal: Em Palmas, foi suspenso o acesso do público externo ao ambiente da Câmara Municipal. Sessões legislativas e reuniões de comissões poderão ser acompanhadas de forma virtual.
  • Prefeituras: A Prefeitura de Porto Nacional decidiu reduzir a carga horária dos servidores municipais para seis horas corridas de trabalho, das 7 às 13h. A medida vale para a sede da prefeitura, secretarias municipais e anexos por tempo indeterminado.

Serviços

  • Feiras: As feiras de Palmas vão ficar alguns dias fechadas. Inicialmente, o prazo da suspensão é até o dia 25 de março para que equipes da prefeitura façam a limpeza e estudem formas de manter comerciantes e frequentadores mais afastados.
  • Sistema prisional: Visitas nos presídios do Tocantins foram suspensas. A entrega de alimentos e transferência de presos também estão proibidas.
  • Parque da Pessoa Idosa: A unidade de Palmas está com atividades suspensas por 15 dias. A medida foi tomada porque a faixa etária que frequenta o parte está nos grupos de risco.
  • Resolve Palmas: O órgão suspendeu atendimento presencial para emissão de documentos nas unidades da capital. O serviço pode ser feito através da internet.
  • Procon: O evento da semana de renegociações de dívidas, que estava previsto para Araguaína e Gurupi na próxima semana, foi adiado. As comemorações à semana do consumidor também estão suspensas.
  • Fieto: As aulas de todas as escolas e unidades da Fieto serão suspensas em todo o estado entre os dias 17 e 29 de março.

Turismo e religião

  • A Arquidiocese de Palmas determinou o adiamento ou cancelamento de eventos pastorais que não sejam estritamente necessários. Dispensou os idosos e as pessoas com saúdes debilitadas da missa dominical. Além de suspender algumas praticas da comunhão, entre outras medidas.
  • Os parques estaduais também vão ficar com as visitações suspensas. A medida foi tomada por decreto e não tem prazo para terminar. O governo informou que só vai liberar as visitações quando a situação for normalizada.

Eventos

Esporte

Fonte: G1 Tocantins