DestaquePalmas

Palmas ultrapassa meta de vacinação dos idosos na campanha contra gripe

A Prefeitura de Palmas informou que já superou a meta de imunização de idosos contra o vírus influenza estabelecida pelo Ministério da Saúde. O objetivo da campanha era vacinar pelo menos 10.578 pessoas deste grupo e até a noite desta segunda-feira (30) a cidade já contava com 11.102 pessoas com mais de 60 anos vacinadas.

Mesmo com o alto comparecimento dos idosos, este grupo pode continuar se vacinando normalmente, conforme a disponibilidade do estoque. A primeira fase da campanha, em que idosos e profissionais de saúde têm prioridade na vacinação, termina no dia 15 de abril.

A meta para os trabalhadores da saúde, de pelo menos 9.264 imunizações, ainda não foi atingida. Até o final da tarde desta segunda haviam sido vacinados 3.945 profissionais deste grupo.

A Secretaria Municipal de Saúde destacou que a vacinação pode ajudar na triagem de pacientes suspeitos de coronavírus, porque se o paciente tiver tomado a vacina é possível descartas logo no primeiro momento várias síndromes gripais.

A campanha começou no dia 23 de março e chegou a ficar interrompida porque a grande procura fez com que a quantidade de doses não fosse suficiente.A gestão informou ainda que vai levar as vacinas até os hospitais e demais unidades de saúde para vacinar profissionais da área. O objetivo é evitar aglomerações nas salas de vacinas.

A prefeitura informou ainda que a Ministério da Saúde determina a meta de vacinação para cada público-alvo com base nos dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como o Censo populacional é realizado a cada 10 anos e a população tende a aumentar, a meta do Ministério é balizada pela estimativa anual de crescimento populacional do IBGE.

Fonte: G1 Tocantins