HRA ganha 10 novos leitos de UTI e passa a ser referência para casos graves de coronavírus
A Secretaria de Estado da Saúde concluiu nesta quarta-feira (15) a instalação de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Araguaína (HRA) para cuidados intensivos de pacientes da covid-19.
A ação está dentro do processo de organização das unidades hospitalares geridas pelo Governo do Tocantins para o enfrentamento da pandemia de coronavírus.
Conforme a Saúde, a medida faz parte do Plano de Contingência que torna o HRA uma unidade referência para os pacientes graves em toda a região norte do Estado. O Hospital Geral de Palmas (HGP) continua sendo referência para as demais regiões.
“Cumprimos um compromisso em reunião técnica com diversos órgãos no último dia 3, em Araguaína, e com isso esperamos atender com qualidade e agilidade toda população usuária do Sistema Único de Saúde que necessitar de cuidados intensivos”, afirmou o secretário Edgar Tollini.
Para o diretor geral do HRA, Vânio Rodrigues, “a ampliação dessa assistência frente à crise sanitária revela a responsabilidade e sensibilidade da gestão da Saúde no Tocantins e traz segurança aos usuários, proporcionando um acesso resolutivo, oportuno e sistêmico (cuidados intensivos)”.
Além do HRA, com seus 10 leitos de UTI, a região norte do Tocantins conta ainda com seis unidades hospitalares do Estado, onde estão sendo implantados leitos clínicos para pacientes que apresentarem quadros moderados e leitos de estabilização, em que os pacientes podem ficar até 24 horas no isolamento.