Diagnóstico de coronavírus sai após velório de paciente e Saúde isola familiares e amigos
O diagnóstico positivo do primeiro caso de coronavírus na cidade de Lizarda, no nordeste do Tocantins, só saiu após o velório e sepultamento da vítima. Por isso, família e amigos teriam se despedido do ente querido normalmente, sem o rigor das medidas sanitárias exigidas para casos de covid-19.
O idoso Luiz Pulgas, 68 anos, era diabético e estava em tratamento oncológico, internado em um hospital particular de Palmas. Ele faleceu no dia 03 de maio, mas seu exame só foi processado no laboratório público (Lacen) no dia seguinte. Ou seja, o diagnóstico positivo só veio depois das homenagens póstumas.
Nesta terça-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta geral de isolamento domiciliar por 14 dias para todas as pessoas que tiveram contato com a família do idoso ou que participaram do velório ou enterro.
Segundo o município, “a notificação dessas pessoas será inicialmente de forma verbal, mas em caso de descumprimento do isolamento, serão tomadas medidas mais sérias para que o isolamento seja cumprido”.
A secretaria da Saúde disse ainda que o idoso já estava sendo tratado como caso suspeito e, por isso, o caixão chegou lacrado. Além disso, os familiares tiveram o cuidado de não deixar as pessoas se aproximarem e tinha álcool em gel no local. As pessoas também estavam usando máscaras.
Decreto
Antes de confirmar o primeiro caso, Lizarda publicou o decreto municipal nº 019/2020, em vigor desde o dia 23 de março, adotando uma série de medidas de prevenção ao coronavírus:
– Uso de máscaras e álcool 70° por todos os profissionais de saúde
– Controle do fluxo de pacientes na Unidade Básica de Saúde e aplicação de álcool gel em todos que entrarem na unidade de saúde
– Uso imediato de máscara para paciente com sintomas respiratórios
– Realização e divulgação de informativos e orientações sobre o COVID-19 para a população
– Sala de isolamento na unidade de saúde para paciente com sintomas respiratórios de COVID-19
– Orientações aos comércios para atendimento de público
– Orientações para a população sobre evitar aglomerações
– Aquisição de EPIs (equipamentos de proteção individual) para os profissionais de saúde
Fonte: AF Noticias