BrasilDestaque

Autoridades se revoltam com futebol que reuniu multidão sem proteção em SP

Um jogo de futebol entre times amadores que reuniu uma multidão em Guarujá, no litoral de São Paulo, revoltou autoridades da cidade. O secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Luiz Cláudio Venâncio, se declarou contra a prática em meio a quarentena. “Nenhuma fiscalização é maior e melhor que a consciência de cada um”, afirmou por meio de nota.

A grande quantidade de pessoas que assistiam a partida na Vila Edna, contrariando orientações das autoridades de saúde durante a pandemia, gerou polêmica. Um vídeo, obtido pelo G1 no último domingo (10), flagrou diversas pessoas sem máscaras no local (veja acima). Jovens acompanhavam a partida que acontecia na quadra de areia localizada na comunidade.

Apesar de contrariar a recomendação de autoridades, o futebol não foi a única prática proibida realizada na cidade. A Secretaria de Defesa e Convivência Social da cidade informou que, na mesma noite do jogo, recebeu denúncia de um pistão, um baile que acontece no bairro de Santa Cruz dos Navegantes, e que por conta disso, a Força-Tarefa não conseguiu chegar a tempo de impedir a prática de futebol na Vila Edna.

Diante das práticas proibidas, o secretário lembra que tanto o futebol como o pistão contrariam as recomendações das autoridades governamentais, e de saúde, com relação ao combate à Covid-19. Ele ainda ressalta que a consciência deve partir dos moradores, que devem evitar aglomerações e fazer o uso de máscaras, o que já é obrigatório no município. Ele ainda ressalta de que esse tipo de comportamento coloca em risco a comunidade em que vivem.

Jovens assistindo campeonato na Vila Edna em Guarujá, SP — Foto: Reprodução/ Plantão GuarujáJovens assistindo campeonato na Vila Edna em Guarujá, SP — Foto: Reprodução/ Plantão Guarujá

Jovens assistindo campeonato na Vila Edna em Guarujá, SP — Foto: Reprodução/ Plantão Guarujá

Partida de futebol

O jogo na comunidade também incomodou moradores da região, preocupados com a aglomeração em meio a pandemia. Uma moradora que preferiu não se identificar relatou ao G1 que os jogos acontecem constantemente, mesmo no período de quarentena. “Tem muita aglomeração. Com esse coronavírus,não dá para ficar desse jeito, com muitas pessoas no mesmo local”, declarou.

A moradora relata que a maioria das pessoas que acompanham os jogos não são da comunidade. Ela ainda diz que os campeonatos são frequentes, e os moradores lidam com a grande quantidade de pessoas e o barulho que fica no local. “Com essa pandemia, não dá pra continuar isso. Espero muito que acabe, que parem de uma vez”, finaliza.

A reportagem tentou entrar em contato com os times amadores envolvidos no jogo deste fim de semana, mas até a última atualização desta reportagem não obteve retorno. Já a Polícia Militar informou que atendia outra ocorrência no momento do jogo e, quando se deslocou para o local, por volta da 1h, a multidão começou a deixar o local. Ninguém foi preso.

Moradores também registraram um jogo que aconteceu na semana anterior em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução/ Plantão Guarujá

Moradores também registraram um jogo que aconteceu na semana anterior em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução/ Plantão Guarujá

Fonte:  G1 – Santos e Região