Tocantins amplia em 100% a capacidade de testagem de pessoas com suspeita de covid-19
A capacidade de testagem do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) foi ampliada para analisar 2.100 testes por semana, com média de 300 por dia. Antes, a capacidade era de 140 por dia.
Até o dia 10 de maio, foram realizados 2.688 testes RT-PCR (testes de biologia molecular) dentro do Sistema GAL do Ministério da Saúde (MS), sendo 1.605 testes neste mês de maio.
O novo equipamento que permitiu a ampliação da capacidade de testes foi disponibilizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Conforme a Saúde, neste momento não há fila ou amostras reprimidas. “Temos um tempo médio de 24 horas para a liberação dos resultados após as amostras chegarem ao laboratório. Seguimos todos os protocolos e recomendações estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e pela própria SES”, disse a diretora do Lacen, Jucimaria Dantas, acrescentando que a análise do Laboratório Central é feita em amostras que são coletadas e enviadas pelos municípios.
Ainda segundo a diretora, os exames são realizados em pacientes sintomáticos para covid-19 e aqueles que tenham tido contato, nos últimos 14 dias, com casos confirmados, bem como em pacientes internados com suspeita da doença e óbitos suspeitos de Covid-19
Juntamente com o aumento da testagem, o Lacen teve que ampliar a equipe. “Antes nós tínhamos duas pessoas que depois passaram a seis colaboradores e hoje contamos com uma equipe de 12 pessoas só na área técnica de processamento desses exames. Para atender a demanda nós estamos trabalhando em três turnos, manhã, tarde e noite, até a meia-noite, os sete dias da semana”, finalizou Jucimaria Dantas.
Fonte; AF Noticias