Pesquisadores vão visitar bairros de Palmas para fazer testes rápidos de Covid-19
Pesquisadores vão começar nesta quinta-feira (14) a visitar bairros de Palmas para fazer testes rápidos do novo coronavírus. A pesquisa é parte de um mapeamento nacional da doença que será realizado em 133 cidades. O serviço foi contratado pelo Ministério da Saúde e será feito com equipes do Ibope coordenadas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Na capital, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão dar apoio aos trabalhos. Até a sexta-feira (15) pelo menos 25 setores da capital devem ter sido visitados. Além dos testes, serão aplicados questionários para que possa ser mapeado o índice da população que possui anticorpos para a doença. Serão três rodadas com 15 dias de intervalo entre uma e outra e devem ser testadas 250 pessoas, 10 em cada bairro.
Além da capital, Araguaína e Gurupi também terão etapas da pesquisa. Ao todo, a expectativa é de aplicação de até 100 mil testes em todo o país.
A empresa responsável por aplicar as entrevistas e testes é a Sirius Pesquisa, da Bahia, terceirizada pelo Ibope. Entre os objetivos do estudo, estão avaliar a velocidade de expansão da infecção, determinar o percentual de pessoas infectadas sem sintomas, avaliar os sintomas mais comuns e obter cálculos precisos da letalidade.
O Ministério da Saúde deve utilizar os dados para dimensionar os recursos que serão necessários no combate a pandemia. Eles também devem embasar decisões de flexibilizar ou endurecer as medidas de isolamento social.
Fonte: G1 Tocantins