Bico do Papagaio, Araguaína, Nova Olinda, Colinas e Cariri terão que ficar totalmente fechados por 7 dias para conter avanço da Covid-19
O governador Mauro Carlesse (DEM) levou ao Comitê de Combate à Covid-19, em videoconferência convocado em regime de urgência, nesta sexta-feira, 15, a proposta de uma quarentena rigorosa em todas as cidades do Bico do Papagaio (182 casos e 10 mortes), Araguaína (496 casos e 6 mortes), Nova Olinda, Colinas e Cariri (41 casos), localidades fortemente atingidas pela pandemia ou que estão em cidades próximas, caso de Colinas onde há poucos casos (17), mas fica ao lado de Araguaína, que 496 registros da doença e 6 mortes, e Nova Olinda, com 32 positivações. Tudo terá que ficar totalmente fechado por sete, inicialmente, com exceção dos serviços essenciais, a partir deste sábado, 16.
Depois cenário será reavaliado
Depois dessa semana será o cenário será reavaliado para decidir se continuará ou não. Caso a situação se agrave em outros municípios também entrarão nessa quarentena rigorosa.
Termo não é lockdown
O governo não está chamando de lockdown, usada mundo afora e que significa “confinamento”. Prefere algo mais nacional, e assim o termo que usará é “Distanciamento social em quarentena”. O objetivo é preservar a capacidade de atendimento e não levar ao colapso o sistema de saúde do Estado.
Fonte: Cleber Toledo