Tocantins completa 100 dias de guerra ao coronavírus com 5.548 pacientes curados, 63%
A batalha do povo tocantinense contra a pandemia do novo coronavírus chegou aos 100 dias desde a confirmação do primeiro caso da doença no Estado, que ocorreu em 18 de março.
Nesta terça-feira (23/06), a Secretária de Estado da Saúde divulgou o 100º boletim epidemiológico da covid-19 no Tocantins com 292 novos casos. O vírus já se espalhou por 110 dos 139 municípios.
Passados mais de três meses, o Estado contabiliza 8.766 casos no total, destes, 5.548 pacientes já estão recuperados, o que representa 63,2% do número de infectados.
A idosa Petrolina Sousa Almeida, de 101 anos, moradora de Axixá, é uma das vencedoras dessa luta contra o vírus. Ela passou seis dias internada no Hospital Regional de Augustinópolis e terminou o tratamento em casa.
Quem também venceu a covid-19 foi a pequena Débora Cristina, de apenas um mês de vida, tendo sido o primeiro bebê diagnosticado e curado da doença no estado.
O Tocantins ainda possui 3.039 pacientes em isolamento domiciliar ou hospitalar (34,6%) e registrou 179 óbitos por causa da covid-19 (taxa de letalidade de 2,04% do total de pacientes).
A região do médio norte Araguaia, que inclui Araguaína e cidades vizinhas, bem como o Bico do Papagaio, são as mais afetadas no estado.
Por isso, quatro das cinco cidades o maior número de casos estão na região norte, sendo Araguaína (3399), Palmas (1381), Xambioá (386), Tocantinópolis (238) e Nova Olinda (203). A única exceção é a capital.
A maior incidência do vírus está em pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos, depois de 20 a 29 anos.
Desde o início da pandemia no estado, o Governo do Tocantins e as prefeituras decretaram inúmeras medidas de prevenção ao contágio da covid-19, tais como o uso obrigatório de máscaras em todos os locais públicos, distanciamento social, fechamento de comércios e serviços não essenciais, proibição do consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, conveniências e ambientes públicos, fechamento de praças e parques, ampliação de leitos clínicos e de UTI, barreiras sanitárias em algumas cidades, distribuição de cestas básicas para profissionais autônomos e famílias em situação de vulnerabilidade social, dentre outras medidas.
Os dados completos sobre o cenário da pandemia no estado podem ser conferidos no site http://integra.saude.to.gov.br/covid19.
Fonte: AF Noticias