BrasilDestaque

Reflexo de ‘ciclone bomba’, Santa Catarina tem previsão de rajadas de vento fortes nesta quarta-feira

ciclone extratropical, conhecido por “ciclone bomba”, continua atuando em Santa Catarina nesta quarta-feira (1º). Segundo a previsão do tempo da Defesa Civil, mesmo em deslocamento para o oceano, o ciclone ainda dá condições para rajadas de vento fortes, podendo superar os 100 km/h até o final da tarde.

Ciclone pode provocar rajadas de vento no Centro-Sul do país nesta quarta-feira

Ciclone pode provocar rajadas de vento no Centro-Sul do país nesta quarta-feira

Também persiste a previsão de mar muito agitado e ressaca com ondas que podem superar os quatro metros de altura, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Entre a manhã desta quarta e quinta-feira (2), por causa da maré alta, ainda existe risco de alagamentos em toda a região costeira, principalmente no Litoral Sul.

Ainda segundo a previsão, após a passagem do ciclone no estado, uma onda de frio passa a atuar derrubando as temperaturas até o próximo sábado (4).

Na terça-feira (30), fortes temporais atingiram o estado e provocaram a morte de pelo menos três pessoas e deixaram estragos em todas as regiões. Árvores foram derrubadas e muitas casas destelhadas. Os ventos chegaram a 120 km/h durante a tarde, de acordo com a Defesa Civil.

interior do Rio Grande do Sul também estragos provocados pela forte chuva e um homem morreu soterrado. Além disso, os portos estão com atividades interrompidas devido à previsão de ventos de 120 km/h e mais de 700 mil clientes estão sem energia.

No Paranáventos de quase 100 km/h derrubaram árvores e deixaram imóveis de Curitiba sem energia elétrica. O telhado de um conjunto habitacional também foi arrancado com a força dos ventos. Na manhã desta quarta, algumas ruas de Curitiba ainda estavam interditadas, com árvores e até postes que caíram.

Em São Paulo, o “ciclone bomba” trouxe frente fria e provocou rajadas de vento de mais de 50 km/h na capital paulista. Duas lanchas e sete barcos afundaram em Peruíbe, no litoral paulista.

Previsão indica fortes rajadas de vento em Florianópolis — Foto: Diorgenes Pandini/ NSC

Previsão indica fortes rajadas de vento em Florianópolis — Foto: Diorgenes Pandini/ NSC

Serra de SC pode ter registro de neve; veja a previsão do tempo

Serra de SC pode ter registro de neve; veja a previsão do tempo

Comunicação com bombeiros

Os fortes ventos dificultam também a comunicação, já que muitas cidades estão sem sinal de telefone e internet ou sem luz. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informou que por conta de um problema técnico da empresa de telefonia causado pelo temporal, algumas centrais de emergência 193 estão recebendo chamadas de telefones fixos.

Por conta disso, também foi disponibilizado celulares para contato com as centrais, no caso de o cidadão não conseguir contato via 193, que deverão ser utilizados apenas nesta situação de emergência.

Telefones celulares das centrais do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina — Foto: CBSC/ Divulgação

Telefones celulares das centrais do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina — Foto: CBSC/ Divulgação

Alertas da Defesa Civil

O serviço de monitoramento da Defesa Civil disponibiliza as informações sobre as condições do tempo no site, redes sociais e por mensagens SMS. Para receber os avisos e alertas basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 contendo no corpo do texto apenas o Código de Endereçamento Postal (CEP) do local que deseja receber as informações.

Fonte: G1 Santa Catarina