Em vídeo, moradora faz apelo devido à falta d’água na maior cidade do Bico do Papagaio
Moradores da cidade de Araguatins, a maior na região do Bico do Papagaio, estão sofrendo há vários dias com problemas de falta d’água nas torneiras. O abastecimento é de responsabilidade do Serviço Municipal de Saneamento (Semusa). O prefeito do município é Cláudio Santana (MDB).
Uma moradora relatou à reportagem que a região central da cidade passou 15 dias sem água, e quando a água chega a um bairro, falta em outro. Ela também reclama da falta de informações por parte do poder público municipal e os usuários não são comunicados previamente sobre a falta d’água.
“Os bairros ficam sem água frequentemente, principalmente nessa época em que precisamos de água para manter a higienização. Sequer emitem um comunicado para que as pessoas fiquem cientes sobre a falta de água. Temos sofrido muito e não é de hoje! Quando tem água durante o dia, passa apenas 4 horas e acaba. Temos que acordar de madrugada para guardar água. É um sofrimento”, relatou a moradora.
Conforme ela, a água que abastece a cidade é captada no rio Taquari e não teria tratamento, tornando-a imprópria para o consumo humano. Por isso, a comunidade costuma comprar água mineral ou buscar na Escola Agrícola (Instituto Federal), onde tem água tratada.
“Não é uma água tratada. Tem dia que vem só o barro. Muitos não bebem a água e compram galão. Outra opção é pegar água na Escola Agrícola. Aqui os moradores andam uns 10 km para ir buscar água na escola. Essa água do rio quando chega às casas é usada para lavar roupas, a casa e regar as plantas”.
Não bastasse o problema, os moradores sofrem retaliações políticas e muitos têm medo de denunciar a situação. “O povo aguenta calado, engole calado com medo de retaliação política. Estou aqui por causa dos meus pais, mas não fico calada”, disse.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Araguatins, mas ainda não obteve retorno.
VÍDEO GRAVADO PELA MORADORA
Fonte: AF Noticias