Coletores Swab encontrados no lixo estão vencidos; prefeitura registra boletim de ocorrência
A Prefeitura de Araguaína informou que investigará a origem dos coletores, do modelo Swab, que foram encontrados no lixo no meio da rua e já registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil sobre o caso, a fim de identificar os responsáveis pelo descarte irregular.
O swab trata-se de um cotonete que serve para coleta de exames microbiológicos. Atualmente, com a pandemia do coronavírus, os coletores estão sendo muito utilizados na coleta de material para o teste da Covid-19.
Os coletores foram encontrados por moradores no setor Brejão, Jardim Europa e Ipês, ainda embalados e juntos com lixo doméstico. O lote do material foi fabricado ainda em 2018 e já está vencido.
“Não sei quem jogou fora, mas desde ontem que está aqui no meio da rua. Agora é saber quem jogou, pois isso não apareceu do nada”, disse uma moradora.
A prefeitura de Araguaína disse que o kit de material encontrado é diferente do usado pelo Município. A nota informa ainda que a prefeitura compra individualmente os itens do kit e envia para montagem no Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA).
A Vigilância Sanitária já fez o recolhimento dos coletores e a destinação para o aterro sanitário municipal.
VÍDEO