DestaqueEstado

Coronavírus mata mais que violência ou acidentes de trânsito no Tocantins

O novo coronavírus já aparece entre as principais causas de mortes de tocantinenses em 2020. A doença fez com que 240 moradores do estado perdessem a vida desde 15 de abril, quando o Tocantins teve a primeira vítima confirmada. Os dados mais atualizados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) indicam que o vírus matou mais do que a violência urbana ou os acidentes de trânsito.

O painel que monitora o índice de mortalidade aponta que entre 1º de janeiro e 1º de julho de 2020 o total de mortes no estado chegou a 3.840. Os homicídios somam 210 casos e os acidentes de trânsito 161 mortes no período.

Considerando todos os tipos de acidente, que incluem afogamentos, quedas e disparos acidentais de armas de fogo, o total de mortos é de 273 pessoas. Os dados são relativos a todo o primeiro semestre, enquanto as mortes de coronavírus começaram há menos de três meses.

Num plano mais amplo, a Covid-19 foi a causa de 6,25% de todas as mortes registradas no Tocantins em 2020. Apesar disso, a doença não é a que mais mata no estado. O câncer, por exemplo, registra quase o dobro do total de vítimas, com 468 casos. É importante observar que o número é a soma dos vários tipos de câncer existentes e é referente ao período de seis meses.

A Secretaria de Estado da Saúde foi procurada para comentar o crescimento de mortes pela doença e quais as possíveis causas da proporção, mas ainda não se manifestou.

Pelo boletim epidemiológico mais atualizado o Tocantins possui 13.845 casos do novo coronavírus. A taxa de letalidade da doença no estado é de 1,73%. Segundo a SES, a incidência da Covid-19 no Tocantins é de 880,17 casos a cada 100 mil habitantes.

Fonte:? G1 Tocantins