BrasilDestaque

Rio Grande do Sul volta a entrar em alerta para inundações

O Rio Grande do Sul voltou a entrar em alerta para inundações.

Em Roca Sales, no Vale do Taquari, mais de 2 mil pessoas tiveram prejuízos provocados pelas cheias. Mil famílias saíram às pressas de casa.

“Chega no esgoto, daí uma hora ela começa a subir, subir, entra dentro das casas. Começamos a chorar, não tinha o que fazer”, lamentou Vitor Gabriel Chaves, de 11 anos.

Ângela, o marido e os dois filhos moravam numa casa agora interditada pela Defesa Civil por causa do risco de desabamento. “Horrível, em uma hora ela levou tudo o que tinha”, contou.

Em Lajeado, das 300 famílias que tiveram que sair de casa, quase 100 ainda estão abrigadas no ginásio da cidade. Elas foram orientadas a ficar no local, porque o nível do Rio Taquari voltou a subir com a chuva do fim de semana.

Os bombeiros de Cachoeira do Sul, a Marinha e mergulhadores de Porto Alegre reiniciaram nesta segunda (13), as buscas pelo homem que desapareceu, no Rio Jacuí, na última quinta-feira (9).

Em Porto Alegre, a Defesa Civil emitiu, nesta segunda (13), um alerta de cheia. O Lago Guaíba ainda vai receber toda a água dos rios que transbordaram. No momento, está um metro acima do nível normal.

“Que as pessoas mantenham a situação de atenção, procurem ainda se manter alertas, procure se manter fora da região de inundação, cuide com os aparelhos domésticos”, recomendou Cesar Augusto Silva Franke, coordenador de operação Defesa Civil de Porto Alegre.

Fonte: G1 – Jornal Nacional