Estado

Professor da UFT apresenta pesquisa em congresso internacional

Divulgação

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Dernival Venâncio Ramos Júnior apresentou sua pesquisa “História de vida e formação de professores de História na Amazônia Oriental Brasileira” no XVII Congresso Internacional de História Oral, organizado pela Associação Internacional de História Oral, a cada dois anos. Nesta edição, o congresso ocorreu em Buenos Aires, na Argentina de 04 a 07 deste mês e recebeu mais de 500 inscrições de vários países como República Tcheca, Ucrânia, Vietnã, Brasil, Espanha, Africa do Sul, Colombia, entre outros.

O trabalho que foi apresentado em uma mesa com pesquisas semelhantes realizadas na Colômbia, Argentina e outros lugares do Brasil é fruto de pesquisa realizada conjuntamente com a professora Luiza Helena Oliveira da Silva, do curso de Letras da UFT/Araguaína. “O contato com pesquisas através de congressos é importante porque permite conhecer várias possibilidades da metodologia e de suas aplicações em diversos objetos de pesquisa, enriquecido com outras investigações”, ressalta o pesquisador.

Ramos explica que a pesquisa está sendo realizada com os alunos do curso do PARFOR em História de Araguaína e a técnica utilizada foi a da história oral de vida que visa conhecer a formação desses sujeitos sociais. “Saber quem são os professores que atuam na educação básica é fundamental para, por exemplo, a proposição e a elaboração de atividades de intervenção na melhora da qualidade da educação básica no Estado do Tocantins”, destacou.

Além dessa pesquisa, a UFT foi representada no evento por outros professores do Tocantins, como a aluna de mestrado em Letras Edna Cruz, que apresentou pesquisa sobre história de vida de professoras negras de Língua Inglesa. “Essa troca de conhecimentos e experiências possibilitada num evento como esse é fundamental para a nossa Universidade se firmar como centro de referência em pesquisas que contribuam para o desenvolvimento regional, conforme sua missão” conclui o professor.

Apoio
O professor Dernival Venâncio Ramos Júnior contou com o incentivo da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) por meio do Edital Nº02/2012 de Auxílio Individual para Participação em Eventos Internacionais, que continua aberto para novas propostas.

Podem se inscrever professores e servidores técnicos administrativos da UFT que estejam apresentando na qualidade de primeiro autor, trabalhos devidamente aceitos em eventos científicos internacionais, que sejam realizados fora do Brasil entre os dias 1º de fevereiro a 31 de dezembro de 2012.

As solicitações podem ser feitas mensalmente e devem ser encaminhadas à FAPTO, localizada na Orla 14 – Praia da Graciosa, Av. Parque, QI-04, LT-06, CEP: 77.026-035, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 em envelope lacrado, contendo todos os formulários e documentações exigidas em edital.

(Portal O Norte)