DestaquePalmas

Fragmentado e rachado, DEM sofre com antagonismo de pré-candidaturas em Palmas

Faltando ainda seis dias para o início das convenções partidárias, engana-se quem acredita que os bastidores da política estão parados. Segundo fontes do AF, o Democratas, partido do governador Mauro Carlesse, está dividido em relação à disputa pela Prefeitura de Palmas.

Os correligionários têm propagado aos quatro ventos que o “DEM da deputada Dorinha” é um, e o “DEM do governador Carlesse e do deputado Gaguim” é outro. E o pior: eles não se afinam, à semelhança dos ‘bicudos que não se beijam’.

Professora Dorinha quer vereador Etinho Nordeste como vice de Cínthia

As negociações de bastidores indicam que a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) está muito afinada com o grupo da deputada Professora Dorinha. Diga-se de passagem, ela tem destinado muitas emendas parlamentares para a capital, como também viabilizado outros recursos para a gestão tucana.

Por tal razão, há um acerto entre ambas e já está batido o martelo que o vereador de Palmas, Etinho Nordeste (DEM), será o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Cinthia.

Na condição de atual presidente estadual da sigla, evidentemente, a deputada Dorinha já ‘costurou’ a viabilidade desse acordo, que indica o candidato a vice, mas cede parte do fundo partidário, como também, tempo de televisão.

Carlesse e Gaguim preferem Eli Borges, mas apoio esbarra em antagonismos políticos

Mas e a outra ala do DEM? Fontes indicam que a candidatura de Eli Borges (SD) ganhou ainda mais corpo, ante à hipótese do governador Carlesse vir a apoiá-lo – mesmo que de forma velada.

Declarar esse apoio abertamente seria extremamente complicado. Primeiro, porque iria expor o declarado ‘racha’ na base do DEM. Segundo, porque Eli está filiado ao partido do deputado federal Tiago Dimas, filho e herdeiro político de um adversário do atual governo, Ronaldo Dimas (Podemos).

Ao mesmo tempo, caso Eli Borges fosse eleito prefeito de Palmas, o primeiro suplente da Coligação ‘Tocantins de Oportunidades’ é o ex-deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas), um aliado de primeira hora do Palácio Araguaia, em todos os aspectos.

Neste caso, até a data final das convenções (16/09), o “DEM de Carlesse e Gaguim” vai ter que definir se entra na campanha de Eli Borges ou se fica em cima do muro. Portanto, este grupo está, de vez, “entre a cruz e a espada”.

O deputado Gaguim comentou o assunto e negou qualquer tipo de racha no partido.

Fonte: AF Noticias