Destaque

Nahim afirma que aeroporto poderá ser reaberto até o próximo dia 15

Divulgação

Representantes do Poder Público participaram da sessão desta segunda-feira, 26, na Câmara Municipal de Araguaína para discutir sobre a reabertura do Aeroporto de Araguaína.

Semana passada, em reunião com a superintendência da Agência Nacional da Aviação Civil – Anac, o Estado representado pelo secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), Alexandre Ubaldo, e técnicos da Secretaria além do Município de Araguaína, nas pessoas do secretário de Indústria Comércio e Turismo, Nahim Halum e José Antônio Andrade, Chefe de Divisão dos Logradouros Públicos, apresentaram justificativas que refletem na urgência da liberação do aeroporto, entre elas, o prejuízo econômico da cidade com o seu fechamento: “Desde outubro que não recebemos grandes empresários para investir em Araguaína, empresas aéreas já demitiram funcionários então está causando um transtorno muito grande”, observou Nahim Halum.

Nahim destacou em entrevista ao Portal O Norte que conseguiram sensibilizar a Anac e mostraram que o aeroporto da cidade não pode ser comparado a grandes estruturas como o de Brasília ou Rio de Janeiro. “Nosso movimento é bem menor que grandes aeroportos do país. É importante ressaltar que nunca tivemos nenhum acidente mesmo quando nossa pista não estava suficientemente adequada para este serviço”, diz o secretário afirmando que hoje com a realidade da reforma, a pista oferece total segurança para pousos e decolagens.

Acordo
Com o encerramento da reunião, Nahim Halum explica que ficou acordado que o poder público municipal e estadual apresente documentos à Anac relatando todos os argumentos discutidos na reunião para que possam ser analisados pelo órgão e consequentemente haja viabilidade na reabertura do aeroporto o mais urgente possível.

Contudo, se a decisão for favorável, a pista deverá ser readequada com uma espécie de recapeamento, que será proposta pelo poder público do Estado para ser realizada entre os meses de julho e agosto, período de estiagem no Tocantins, para que as chuvas não atrapalhem o serviço. “Este trabalho demora cerca de cinco a dez dias, portanto não haveria tanto prejuízo à população que necessita utilizar o serviço aeroportuário em nossa cidade”.

Previsão da reabetura
Nahim Halum afirmou ainda em sessão na Câmara que os documentos a serem apresentados à Anac serão montados até a próxima quinta-feira, 29, quando deverão ser encaminhados para o órgão. Ainda segundo o secretário, o prazo de análise do requerimento é de dez a quinze dias e vê de forma otimista a decisão da Anac quanto à reabertura. “A expectativa é que até o próximo dia 15 o aeroporto de Araguaína esteja em pleno funcionamento”, pontua.

Completando as palavras de Nahim Halum, o engenheiro técnico da Seinfra do Estado, Ricardo Garbaccio, que também participou da discussão na Casa de Leis, acredita que a Anac não vai dificultar a reabertura do Aeroporto de Araguaína.

(PortalOnorte)