MDB de Marcelo Miranda tem o maior número de candidatos nas eleições do Tocantins
Nem mesmo a prisão por suspeita de corrupção de uma das principais figuras do MDB no Tocantins – o ex-governador Marcelo Miranda – parece ter abalado as bases partidárias nos 139 municípios do Estado.
A legenda vem enfrentando inúmeras turbulências, mas segue forte no Tocantins e registrou o maior número de candidatos para as eleições de 15 de novembro, 1.047 no total, ou seja, 12,2% dos postulantes a cargos eletivos (8,5 mil).
Apesar da estatística positiva, o MDB não conseguiu lançar candidatos a prefeito em Palmas e Gurupi. Das três maiores cidades do estado, o partido está na disputa majoritária apenas em Araguaína, com o deputado Elenil da Penha.
Marcelo Miranda é o atual presidente estadual do MDB e reassumiu o comando da sigla no último dia 9 de setembro após onze meses de afastamento em razão de sua prisão numa operação da Polícia Federal que investiga um esquema de corrupção que teria desviado R$ 300 milhões dos cofres públicos.
Miranda deixou a prisão em fevereiro deste ano após 147 dias detido no quartel da Polícia Militar, em Palmas. Durante esse período, o vice-presidente do MDB, deputado estadual Nilton Franco, ficou na presidência do partido.
MAIS SOBRE
+ Afastado desde a prisão, Marcelo Miranda reassume presidência do MDB de olho nas eleições
OUTROS PARTIDOS
Na 2ª colocação com o maior número de candidatos aparece o Democratas (DEM), partido do governador Mauro Carlesse e dos deputados federais Carlos Gaguim e Professora Dorinha. São 801 registros (9,34%).
Em terceiro está o Solidariedade, sob o comando do deputado estadual Vilmar de Oliveira, com 726 candidaturas (8,47%). Na sequência aparecem o PTB do presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade, (680 candidatos); o PSD do senador Irajá Abreu (675), e depois o Partido dos Trabalhadores (584).
NÚMERO DE CANDIDATOS E REELEIÇÃO
O número total de candidaturas no Tocantins saltou de 7.468 nas eleições de 2016 para 8.573 neste ano.
No Estado, 52 prefeitos disputam a reeleição, 20 vice-prefeitos e 512 vereadores. Ao todo, são 433 candidatos a prefeito nos 139 municípios.
ESCOLARIDADE
Também chama a atenção o fato de que apenas 23,5% dos candidatos tem curso superior. A maioria (3.723 – 43,4%) tem só o ensino médio. 927 não concluíram sequer o ensino fundamental (11,3) e 235 apenas “lê e escreve”.
NÚMERO DE CANDIDATOS POR PARTIDO