Mike Pence e Kamala Harris se enfrentam na noite desta quarta no debate dos vices
A democrata Kamala Harris e o republicano Mike Pence participam nesta quarta-feira (7) do único debate entre os candidatos à vice-presidência dos Estados Unidos. Com transmissão ao vivo de G1 e GloboNews a partir das 22 horas (horário de Brasília), o evento – na University of Utah – terá uma hora e meia de duração.
Apesar de não haver intervalos, serão nove blocos de dez minutos, divididos por assuntos, não divulgados previamente.
O debate entre vices, que normalmente desperta atenção menor, este ano é mais relevante pelo papel que pode ser desempenhado pelo vencedor: seja Trump, de 74 anos, ou Biden, de 77, quem levar a eleição de 3 de novembro será o mais velho presidente dos EUA até hoje. Assim, muitos acreditam que há grandes chances de o vice chegar ao cargo. Além disso, Harris e Pence surgem como escolhas naturais de seus partidos para candidatos à presidência em 2024.
Outro forte motivo para assistir ao confronto é a discussão sobre Trump, recém-liberado do hospital, mas ainda não curado de Covid-19. Pesquisa Reuters/Ipsos divulgada no domingo aponta que 65% dos americanos acreditam que se o presidente tivesse dado mais atenção ao risco, provavelmente não teria sido contaminado. Além disso, 57% dos entrevistados não aprovam a forma como seu governo está conduzindo o combate à pandemia.
Como medida de segurança, a distância entre os candidatos será ainda maior do que a adotada no debate entre Trump e Biden, e haverá uma barreira de vidro especial protegendo Harris e a mediadora Susan Page, do jornal “USA Today”. A equipe de Pence solicitou e o candidato foi liberado do uso da barreira, após apresentar na véspera mais um resultado negativo para o coronavírus.