Estado

Prefeitura diz que não tem dinheiro para asfaltar avenida do IFTO

Divulgação

Na última quinta-feira, 27, o Portal O Norte publicou reportagem mostrando as queixas dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) de Araguaína em relação às péssimas condições da Avenida Amazonas, no setor Cimba, onde fica o campi.

Sem asfalto, a poeira e a sujeira fazem parte da realidade do local por onde passam centenas de pessoas todos os dias. A avenida deveria ser de mão dupla, mas, em razão de dezenas de crateras, só é possível trafegar por um dos lados. Além disso, há dezenas de lotes abandonados na região. Sem roceamento ou qualquer outro trabalho de limpeza, a maioria deles serve como depósito de lixo, especialmente de restos de matérias de construção e galhadas.

A Prefeitura de Araguaína, através da sua assessoria de comunicação, informou que não há previsão orçamentária para a realização da pavimentação da Avenida Amazonas neste ano. O Secretário de Obras do Município, Walmir Ribeiro, afirmou que o serviço só poderá ser realizado na próxima administração.

A prefeitura não se pronunciou a respeito dos lotes abandonados.

Campi do IFTO em Araguaína
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foi implantado em Araguaína em setembro de 2009. Atualmente, cerca de 800 alunos estudam no IFTO, que oferece 11 cursos: 6 cursos técnicos e 5 cursos de formação inicial e continuada.

Desde 2011, um projeto que prevê a implantação de novos cursos está suspenso por causa da falta de estrutura física. Para tentar resolver o problema, está sendo construído um novo bloco, com mais 12 salas de aula.