Capitã da PMTO é a primeira militar do Tocantins aprovada para missões de paz da ONU
A oficial da Polícia Militar do Tocantins, capitã Louise Martins Alcanfor, é a primeira policial militar da instituição a ser aprovada na seleção para o Estágio de Preparação para Missões de Paz (EPMP), que é destinado ao exercício de funções de Observadores Militares, Oficiais de Estado-Maior e Policiais das Nações Unidas. O curso foi concluído no último sábado (21).
Nesta segunda-feira (23), a capitã foi recebida em Palmas pelo comandante-geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa. O estágio exige dentre outros requisitos, fluência em inglês, já que todas as aulas foram nesta língua.
O estágio foi composto de três fases e contou com a participação de militares de todo o Brasil, incluindo policiais militares, bombeiros e militares estrangeiros. As duas primeiras fases foram por meio de ensino à distância, já a terceira fase ocorreu no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e durou cinco semanas (de 19/10 a 21/11/2020). Participaram 40 alunos, sendo nove policiais militares de vários estados e os demais militares das Forças Armadas.
Com a conclusão do curso, a Capitã Louise está apta a ser policial das Nações Unidas e aguarda o chamado da ONU no Brasil para a próxima fase, UNPOL – United Nations Police em uma das 13 missões de paz da ONU.
A profissional está atualmente lotada no 5º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Porto Nacional, onde comanda a 1ª Companhia da Unidade. “Sinto-me honrada e ao mesmo tempo carregando uma grande responsabilidade em ser a primeira representante do Tocantins apta às missões de paz da ONU”, declarou a capitã Louise.
O comandante-geral da PM, coronel Jaizon, parabenizou a policial militar pelo seu empenho e profissionalismo, desde a seleção até a conclusão do Estágio, que exigiu total dedicação da oficial. Ele destacou ainda o pioneirismo de capitã Louise, como primeira profissional da instituição a realizar este curso e se tornar apta a participar de missões de cunho internacional, como as missões de paz da ONU. “O governo do estado do Tocantins, aqui representado pela Polícia Militar, parabeniza capitã Louise pelo seu desempenho e ousadia, reforçando o compromisso com a constante capacitação de nossos profissionais”, finalizou coronel Jaizon.