Futuros guardas municipais de Araguaína treinam tiro e ainda farão teste de resistência
Pressão psicológica e manejo da arma com agilidade são duas entre tantas habilidades que os alunos em formação para Guarda Municipal de Araguaína estão adquirindo com o curso de tiro.
Os 40 candidatos estão recebendo o treinamento com armamento para realizarem patrulhas nas ruas do Município já no início de 2021, dentro dos padrões exigidos pela Polícia Federal.
“Um segundo pode decidir sobre nossas vidas e também do cidadão. Por isso, a gente treina à exaustão. Até em casa na frente do espelho eu fico fazendo o posicionamento com a arma”, afirmou Rômulo Morais, 23 anos, aluno destaque no treinamento de tiro.
Esse controle emocional também é citado por Hewerty Mariano, 25 anos. “Dá bastante adrenalina atirar com uma arma de fogo, e o treino te dá confiança e técnica para atuar nas ruas”, disse.
Acima do necessário
De acordo com o coordenador geral do curso e vice-presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Major Sebastião Lima, o treinamento realizado está sendo acima do exigido pela PF.
“Enquanto o mínimo seria 90 tiros de pistola por aluno, aqui estamos aplicando, em média, 200 disparos para cada um. Fora as armas com maior calibre. São tiros de 7 a 10 metros de distância. Um total de 160 horas de curso”, afirmou.
O treinamento de Tiro Policial Credenciado está sendo ministrado pelo instrutor e major da Polícia Militar Cláudio Adriano Mendonça, auxiliado por outros três instrutores e ainda por nove membros que compõem o curso de formação.
Próximas etapas
Os alunos cumprirão algumas provas e atividades antes da formatura programada para dezembro. Entre as próximas etapas está a jornada no cerrado, um teste de resistência no meio da mata durante dois dias.
(Marcelo Martin/prefeitura)