Tocantins vai seguir plano do governo federal para aplicar vacinas contra a Covid-19
O Tocantins não tem um plano próprio para iniciar a vacinação contra o novo coronavírus e vai seguir o cronograma estabelecido pelo governo federal. Nesta terça-feira (8), o governador Mauro Carlesse (DEM) afirmou que receberá as doses adquiridas pelo Ministério da Saúde.
“No Brasil, quem comanda o programa nacional de imunização é o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, que repassa as doses aos estados e aos municípios”, informou o governador.
A fala foi após uma reunião de governadores com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, para tratar do andamento do processo para aquisição de doses. Carlesse participou por videoconferência.
Após a reunião, o governo do Tocantins informou que ainda aguarda o Ministério da Saúde definir qual vacina será disponibilizada para a população do estado e espera receber informações sobre o público alvo da campanha, grupos prioritários e datas de liberação da vacina aos estados e municípios.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse que o Tocantins está preparado para receber, armazenar e redistribuir os lotes vacinais para todas as cidades.
“Eu fiquei satisfeito de saber que o governo não está medindo esforços para adquirir as vacinas, tendo claro, toda a cautela de oferecer, à população, vacinas que sejam seguras e que tenham sido aprovadas pela Anvisa. Não será apenas uma vacina, mas todas que forem aprovadas pela Anvisa”, disse o governador.
O governo federal divulgou um plano de imunização preliminar, mas esclareceu que ele só ficará pronto quando houver vacina registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Carlesse afirmou que “em breve” as vacinas serão aplicadas, mas não deu nenhuma previsão. “Tenho certeza que, em breve, nossa população estará sendo convidada a comparecer aos locais de vacinação e vamos ter uma garantia de imunização a esse vírus terrível”, informou.
Fonte:G1 Tocantins