Prefeitura de Palmas autoriza aulas presenciais na rede particular e reabertura de cinemas
A Prefeitura de Palmas autorizou na noite desta quarta-feira (9) o retorno das aulas presenciais na rede particular a partir de 2021. Também fica permitida a reabertura dos cinemas na capital. Nos dois casos, antes de receber o público, os estabelecimentos precisam aprovar planos sanitários com medidas de prevenção ao coronavírus.
O decreto com as mudanças diz que a decisão levou em consideração “que o Ministério da Educação divulgou Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica”. Também foi considerada a necessidade de retorno das atividades econômicas.
O documento citado no decreto, do Ministério da Educação, foi publicado em outubro. No caso de educação infantil, as escolas vão depender da anuência dos pais. Não há nenhuma menção sobre o retorno das atividades na rede municipal, que por enquanto segue por vídeoaulas.
Com as alterações, apenas boates, teatros e casas de espetáculos seguem com o funcionamento suspenso em Palmas. O decreto está assinado pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e por Edmilson Vieira das Virgens, que é o Secretário da Casa Civil da capital.
As atividades das escolas particulares e dos cinemas estão suspensas desde março, quando foram confirmados os primeiros casos de Covid-19 no Tocantins. Atualmente Palmas é a cidade mais afetada pela pandemia no Tocantins, com quase 20 mil casos confirmados e 204 mortes.
Fonte: G1 Tocantins