Palmas anuncia retorno das aulas presenciais em formato híbrido a partir de 1º de fevereiro
Conforme antecipado pelo AF Notícias na segunda-feira (14), a Prefeitura de Palmas anunciou que o retorno às aulas na rede municipal de ensino adotará formato híbrido em suas atividades pedagógicas, limitando a quantidade de alunos presentes na escola e mantendo a realização de aulas através da plataforma Palmas Home School.
Mesmo com o estabelecimento de protocolos de segurança por parte do poder municipal, o retorno às aulas só acontecerá se o cenário epidemiológico da Capital for favorável na data prevista para o início das atividades, estipulada para 1º de fevereiro.
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) estabeleceu seus protocolos para o retorno às aulas seguindo o parecer do Conselho Nacional de Educação e o guia de implementação de protocolos para atividades presenciais do Ministério da Educação.
Apenas 25% dos alunos de cada turma estarão presentes nas aulas diariamente no início do ano letivo. Este escalonamento está planejado para que 50% dos alunos estejam presentes, depois 75%, até que 100% dos alunos assintam as aulas em sala. O cenário epidemiológico será considerado a cada progressão de escala.
A plataforma Palmas Home School vai seguir disponibilizando o conteúdo abordado em sala até que todos os alunos possam acompanhar as aulas presenciais em segurança. O desafio da Semed é estabelecer um formato híbrido que alcance todos os alunos da Rede, dentro das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e do Documento Curricular do Tocantins.
Estão previstos o acompanhamento individual e coletivo da aprendizagem e a intervenção pedagógica dos professores pelo uso de plataformas de comunicação. Também está previsto o acompanhamento dos alunos afastados ou que decidirem abandonar as atividades escolares, um trabalho a ser desempenhando pela Semed e o Conselho Tutelar.
Anice Moura, superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Semed, considera o formato híbrido a opção adequada para a rede municipal no contexto atual.
“Queremos manter a segurança dos alunos e servidores e propiciar a continuidade do aprendizado. Com a permanência da plataforma Palmas Home School, este sistema é o que melhor se apresenta enquanto durar o momento atípico da pandemia”, argumenta Anice.
Fonte: AF Noticias