Destaque

Resultado das eleições deve ser conhecido às 20h em Palmas e 21h nos municípios do interior do Tocantins; previsão é do TRE

Divulgação

A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE) é que no Estado, o eleitor tocantinense saiba mais cedo o resultado final das eleições. A previsão é que às 20 horas deste domingo, 7, seja divulgado o resultado da apuração em Palmas. Nos demais municípios, o resultado deverá sair por volta das 21 horas. A informação é do secretário de tecnologia e informática do TRE, Jaber Batista Gonçalves.

Para este ano, o TRE irá contar com novo sistema de transmissão de dados e apuração dos votos. Trata-se da tecnologia JE Connect, que agilizará o processo de transmissão de dados dos boletins pelo Tribunal.
Neste pleito o sistema será utilizado em aproximadamente 250 pontos de votação, inclusive nos de difícil acesso, distantes da zona eleitoral, como aldeias indígena.

Segundo o TRE, a tecnologia vai proporcionar mais segurança e rapidez na totalização dos votos que serão enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No restante do país
Oficialmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê que o resultado das eleições municipais deve ser conhecido até as 22 horas, horário de Brasília. Segundo o órgão, em municípios mais isolados, caso haja algum tipo de problema nas comunicações, pode ocorrer atraso.

Na maior parte das cidades, a apuração dos votos vai começar às 17 horas, horário de Brasília. Para evitar maiores contratempos nas eleições deste ano, o TSE aprimorou as urnas eletrônicas colocando baterias com autonomia de 12 horas de funcionamento sem recarga para o caso de interrupção no fornecimento de energia em alguma localidade. No entanto, não será possível garantir a transmissão completa dos dados ao Tribunal Regional Eleitoral.

A presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia, entrou em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando que elas ajam preventivamente para evitar cortes que atrapalhem as votações ou a transmissão dos dados. (Com informações da Agência Brasil)

(Cleber Toledo)