Globo de Ouro da vida real: Veja quem concorre com personagens que fizeram história
Entre os atores e atrizes concorrentes do Globo de Ouro 2021, seis interpretam personagens que existiram na vida real. A premiação acontece no domingo (28) e é uma das mais importantes antes do Oscar.
Cantores de jazz, blues e soul, ativistas políticos e até uma personalidade da política americana do século XVIII estão entre os retratados pelos atores indicados. São eles:
- Viola Davis como Ma Rainey (“A voz suprema do blues”)
- Andra Day como Billie Holiday (“Estados Unidos Vs Billie Holiday”)
- Daniel Kaluuya como Fred Hampton (“Judas e o messias negro”)
- Leslie Odom, Jr. como Sam Cooke (“Uma noite em Miami…”)
- Sacha Baron Cohen como Abbie Hoffman (“7 de chicago”)
- Lin-Manuel Miranda como Alexander Hamilton (“Hamilton”)
Apesar de só Sacha Baron Cohen e Leslie Odom Jr. estarem indicados individualmente, os protagonistas de “Os 7 de Chicago” e “Uma Noite em Miami…” são inspirados em pessoas que realmente existiram (Leia mais abaixo).
Veja, abaixo, a comparação entre atores e personagens:
Viola Davis como Ma Rainey (“A voz suprema do blues”)
Viola Davis como cantora de blues Ma Rainey no filme “A voz suprema do blues” — Foto: Divulgação
Viola Davis foi a atriz escalada para interpretar uma das primeiras cantoras de blues, Ma Rainey. Inspirado na peça de nome “Ma Rainey’s Black Bottom”, o filme mostra como a artista precisou se impor na sociedade e na indústria da música machista e racista dos anos 20.
“Estamos honrando você, Rainha. Obrigado pelo seu talento, pela sua verdade, pela sua força e pela sua coragem!”, escreveu Davis quando o filme estreou.
Além de Davis, Chadwick Boseman recebeu uma indicação póstuma pela atuação no longa dirigido por George C. Wolfe. O ator de “Pantera Negra” morreu aos 43 anos em agosto.
‘A voz suprema do blues’ ganha trailer com Chadwick Boseman
Sacha Baron Cohen como Abbie Hoffman (“7 de chicago”)
Sacha Baron Cohen interpreta o ativista político Abbie Hoffman em “Os 7 de Chicago” — Foto: Divulgação
Sacha Baron Cohen interpreta o ativista político Abbie Hoffman em “Os 7 de Chicago”, filme que mostra o julgamento de manifestantes contrários à Guerra do Vietnã depois que um protesto que acabou em violência durante a Convenção Nacional Democrata de 1968, em Chicago.
O elenco todo é inspirado nos agitadores sociais que, de fato, foram a julgamento pelo tumulto nos anos 60. Estão no filme também Jeremy Strong como Jerry Rubin, Eddie Redmayne como Tom Hayden e Alex Sharp como Rennie Davis.
Cohen também concorre como melhor ator em filme de comédia ou musical pelo trabalho em “Borat: fita de cinema seguinte“
Andra Day como Billie Holiday (“Estados Unidos Vs Billie Holiday”)
Andra Day como Billie Holiday no filme “Estados Unidos Vs Billie Holiday” — Foto: Divulgação
Outro grande nome da música retratado nos cinemas é Billie Holiday. O filme fala sobre a investigação secreta do governo dos Estados Unidos por envolvimento com drogas contra a cantora de jazz.
Andra Day, duas vezes indicada ao Grammy em 2016, faz sua estreia no cinema com o papel de destaque. Ela perdeu quase 20kg e começou a fumar por conta do filme. Antes, Day chegou a fazer uma participação em “Marshall” (2017), longa com Chadwick Boseman e Josh Gad.
Além de indicada a melhor atriz em filme de Drama, ela também concorre a melhor canção original por “Tigress & Tweed”, com Raphael Saadiq.
Assista ao trailer de ‘Estados Unidos Vs Billie Holiday’
Daniel Kaluuya como Fred Hampton (“Judas e o messias negro”)
Daniel Kaluuya como Fred Hampton (“Judas e o messias negro”) — Foto: Reprodução/Youtube; Divulgação
Daniel Kaluuya, de “Corra!” interpreta o jovem ativista Fred Hampton que ascendeu no movimento Panteras Negras, em 1969. Ele chegou a se tornar o líder do grupo no estado de Illinois.
Dirigido por Shaka King, “Judas e o Messias Negro” conta a história dos Panteras Negras, seu líder carismático e as tentativas do FBI de se infiltrar na organização.
LaKeith Stanfield, Jesse Plemons e Dominique Fishback também estão no elenco.
Assista ao segundo trailer do filme “Judas e o Messias Negro”
Leslie Odom, Jr. como Sam Cooke (“Uma noite em Miami…”)
Leslie Odom Jr. como Sam Cooke em “Uma noite em Miami…” — Foto: Divulgação
O filme de estreia de Regina King como diretora retrata um encontro fictício na década de 1960 entre quatro símbolos da luta dos negros nos Estados Unidos: o boxeador Muhammad Ali (Eli Goree), o ativista Malcolm X (Kingsley Ben-Adir), o cantor e compositor Sam Cooke (Leslie Odom Jr.) e o jogador da liga de futebol americano Jim Brown (Aldis Hodge).
Odom Jr. foi indicado como ator coadjuvante pelo performance como o Rei do Soul e na categoria música original por “Speak Now”.
“A Change is Gonna Come” é um dos hits de Cooke e virou hino na luta pela igualdade dos direitos civis nos Estados Unidos.
Assista ao trailer de ‘Uma Noite em Miami’
Lin-Manuel Miranda como Alexander Hamilton (“Hamilton”)
Lin-Manuel Miranda como Alexander Hamilton — Foto: National Portrait Gallery; Divulgação
Lin-Manuel Miranda foi o idealizador, escritor e criador da trilha sonora do premiado musical da Broadway de 2015. Ele foi indicado como melhor ator em comédia ou musical pela atuação como Alexander Hamilton. A Disney comprou os direitos e transformou a peça em filme.
Na vida real, Hamilton foi um grande nome da política americana com grande participação no processo de independência dos Estados Unidos.
Ele foi capitão do Exército na Guerra contra a Inglaterra, colaborou com a criação do Banco Nacional e da Casa da Moeda e foi o primeiro Secretário do Tesouro do país em 1789.
Mais cinebiografias a caminho
Além dos filmes indicados neste ano, Freddie Mercury e Elton John também já tiveram suas vidas e carreiras transformadas em cinebiografias em “Bohemian Rhapsody” e “Rocketman”, respectivamente.
Com o formato no gosto do público e das premiações, as próximos histórias a serem contadas no cinema são de Maddona, Elvis Presley e Bob Dylan. Saiba tudo no vídeo abaixo.
Semana Pop lista cinebiografias de grandes músicos que estão em produção
Fonte: G1 Pop & Arte