DestaqueEstado

Municípios começam a suspender vacinação contra Covid após esgotarem primeiras remessas no Tocantins

A vacinação contra Covid-19 está sendo suspensa em algumas cidades do Tocantins que já utilizaram todas as doses de vacinas enviadas pelo Governo Estadual nas primeira remessas do imunizante. A utilização chegou a 100% em Muricilândia, no norte do estado e também em Combinado, na região sudeste nesta quinta-feira (25).

O prefeito de Muricilândia, Alessandro Borges (PL), explicou que o município conseguiu vacinar todos os profissionais da linha de frente contra a pandemia e também idosos de 80 anos ou mais “Não vamos ficar guardando doses sendo que a população está precisando”, disse ele. Borges disse ainda que a prefeitura aguarda orientação do Ministério da Saúde para saber quais grupos devem ser vacinados com as próximas doses.

Nesta quinta o Governo do Tocantins anunciou que deve distribuir mais doses para as cidades a partir da segunda-feira (1º). O prefeito de Muricilândia disse que assim que o lote estiver liberado vai enviar a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para fazer a retirada, “Se puder a gente dorme na porta”. Até o momento, a cidade vacinou 154 pessoas, sendo que 124 receberam apenas uma dose e 30 já receberam as duas.

G1 procurou o prefeito de Combinado, Delfim (PSD), para comentar a situação, mas as ligações não foram atendidas.

Além das duas cidades que usaram todas as doses, outros 27 municípios já estão com a taxa de aplicação acima de 90%. Em Santa Tereza e em Brasilândia, por exemplo, restam apenas uma dose em cada.

Os dados são do portal Vacinômetro, que é atualizado pelas prefeituras e mantido pelo Governo do Tocantins.

As taxas são mais baixas nas cidades maiores. Em Palmas, a aplicação das doses está em 78% das doses recebidas, com quase 9,8 mil imunizados. Em Araguaína a prefeitura usou 80% das doses que recebeu, aplicando em 7,4 mil pessoas. Gurupi usou 70% das doses recebidas, imunizando 2,9 mil moradores.

Pelos dados do Vacinômetro, a aplicação é mais lenta em Lagoa da Confusão, que recebeu 1.604 doses e aplicou apenas 163 doses, ou 10% do total. O Governo do Tocantins vem alertando que algumas cidades não estão atualizando o portal com a periodicidade necessária, o que pode levar a distorções nos números.

G1 telefonou para o prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares (DEM), para saber se o número registrado no Vacinômetro corresponde ao total de vacinas já aplicadas, mas as ligações não foram atendidas. A cidade fica em uma região com aldeias indígenas de difícil acesso, o que costuma prejudicar a distribuição das doses e atualização das informações.

Fonte: AF Noticias