Araguaína tem dinheiro reservado para comprar vacina contra a covid-19, garante Wagner
O prefeito Wagner Rodrigues (SD) afirmou que a Prefeitura de Araguaína está com recursos reservados para comprar a vacina contra a covid-19, tão logo o imunizante esteja sendo disponibilizado pelos fabricantes.
A garantia foi dada durante reunião, nesta segunda-feira (1º de março), para debater medidas mais rígidas que serão decretadas para enfrentamento da pandemia em Araguaína. Um novo decreto será publicado ainda hoje com novas medidas restritivas.
O AF Notícias apurou que a prefeitura está realizando tratativas com dois laboratórios cujas vacinas já foram aprovadas pela Anvisa. As negociações envolvem a compra de 50 mil doses.
Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que estados e municípios podem comprar e fornecer à população vacinas contra a covid-19. A decisão foi proferida em uma ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Contudo, a medida foi autorizada apenas em caso de descumprimento do Plano Nacional de Vacinação pelo governo federal ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. A liberação também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países.
Araguaína foi o único município do Tocantins a construir um Hospital Municipal de Campanha para tratamento contra a covid-19. São atualmente 15 leitos de UTI mantidos com recursos próprios do tesouro municipal e 5 credenciados junto ao Ministério da Saúde.
Conforme o prefeito, o Hospital de Campanha ainda dispõe de estrutura para implantação de mais 40 leitos, que poderá ser utilizada, mediante convênio ou termo de parceria, pelo Governo do Estado, outros municípios e hospitais privados do Tocantins.
Fonte: AF Noticias