Desvendado mistério sobre objeto que caiu do céu no interior do Tocantins; saiba mais
Um objeto estranho que caiu do céu foi encontrado por trabalhadores de uma fazenda na zona rural do município de Mateiros, região leste do Tocantins, e deixou a população intrigada. O objeto foi localizado no início da tarde desta segunda-feira (1º de março), na fazenda Bola, a cerca de 6 km da cidade.
As imagens do equipamento viralizaram na internet e alguns moradores da região ficaram assustados.
Uma equipe do 5º Batalhão da Polícia Militar compareceu ao local e confirmou a queda do objeto. Os militares disseram que trata-se de um balão que funciona com uma espécie de satélite de propriedade do Google. Os militares isolaram área e entraram em contato com os números disponíveis no equipamento para localizar os responsáveis.
Ainda na noite desta segunda, os responsáveis pelo equipamento fizeram contato com a polícia e informaram que se trata de um balão do projeto Loon, utilizado para fornecer sinal de internet aos lugares mais remotos do planeta.
PROJETO LOON
O Projeto Loon começou no laboratório Google X em 2013 e fazia parte de projetos experimentais da companhia.
Os balões são feitos de polietileno, usam hélio e têm o tamanho de uma quadra de tênis. Eles recebem energia de painéis solares e são controlados por um programa que usa inteligência artificial.
Enquanto estão no ar, funcionam como uma torre de celular e se movem com correntes de vento a 20 quilômetros de altura para levar internet via rede 4G para as pessoas.
A Alphabet testava o Loon no Brasil e alguns dos balões chegaram a cair em propriedades rurais – último caso aconteceu em janeiro, em uma propriedade rural de Paraíso das Águas, no Mato Grosso do Sul.
PROJETO LOON CHEGA AO FIM
A Alphabet, dona do Google, anunciou no dia 21 de janeiro deste ano que encerrará o Projeto Loon.
A empresa disse que não conseguiu encontrar uma maneira de manter os custos baixos o suficiente e que o modelo de negócios se tornou insustentável para o longo prazo.
A Loon será encerrada após quase sete anos desde o seu lançamento. O projeto nasceu em junho de 2013 com uma missão: levar internet para áreas remotas com auxílio de balões. Depois, a iniciativa chegou a diversos países, inclusive o Brasil, que teve seu primeiro lançamento no ano seguinte durante uma fase de testes.
Em 2018, a Loon passou a atuar como empresa independente dentro da estrutura da Alphabet, empresa-mãe do Google. De lá para cá, a iniciativa teve alguns episódios notáveis, como a transmissão de sinal de internet por 1.000 km. Em 2020, a companhia começou a operar no Quênia e bateu o recorde de tempo de voo.