Idosos dançam música sertaneja após serem vacinados contra a Covid-19 em Palmas
Quatro idosos cantaram e dançaram uma música sertaneja logo após receberem a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus em Palmas. Isolados desde o início da pandemia, eles se emocionaram com o momento de esperança para toda a família. Um vídeo feito neste sábado (27), ainda na porta da escola em que eles foram vacinados, mostra o momento de entusiasmo do grupo. (Assista acima)
- Vacina em Palmas: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer?
- Veja como está a evolução da Covid-19 na capital
Aparecem no vídeo Milton Emmerich de 71 anos, a esposa dele, Joselina Francisco de Azevedo Emmerich de 74 anos e duas irmãs da idosa: Maria Pedrocília Francisco de Azevedo de 72 anos e Maria das Mercês Francisco de Azevedo, de 70 anos.
Quem filmou a dança foi a advogada Luma Mayara Emmerich, que é filha do casal. Ela fez questão de registrar todos os momentos da vacinação e montou um verdadeiro álbum fotográfico.
“Foi um sopro de esperança. Foram quatro da nossa família e eles estavam, realmente, muito alegres. Meu pai chorou na hora. Era um momento muito esperado. Como eles são idosos e têm algumas comorbidades, a gente sempre teve muito cuidado. Eles estão isolados e a gente parou de se encontrar”, disse Luma.
A advogada afirmou que a música “Pega fogo cabaré”, que eles dançaram animados, é a preferida do grupo e sempre tocava nas reuniões de família que eram feitas antes do isolamento social.
“Era muita felicidade ali. Foi muito engraçado eles brincando e batendo a mão no chão. Depois tive que passar álcool em todo mundo para limpar”, lembrou a Luma.
Idosos foram vacinados contra a Covid-19 em Palmas — Foto: Divulgação/Luma Mayara Emmerich
Luma também filmou o momento em que os idosos recebiam a vacina. Ela disse que Milton Emmerich e Joselina ficaram tão emocionados que nem notaram quando a dose tinha sido aplicada. “Já minha tia estava morrendo de medo da agulha”, disse.
Mas a advogada afirmou quem nem todos os momentos foram de alegria. Ela lembrou quando os pais foram infectados com a doença.
“O meu pai e minha mãe pegaram Covid. A gente não tem ideia de como eles se contaminaram, mas pode ter sido no supermercado, que ele não deixou de ir. Graças a Deus ele trataram em casa mesmo e ficou tudo bem”, disse a filha Luma.
Milton Emmerich, a esposa Joselina Francisco e duas irmãs da idosa, Maria Pedrocília e Maria das Mercês Francisco foram vacinados — Foto: Montagem G1
Agora a família aguarda a aplicação da segunda dose da vacina.
“Eles tem consciência que não estão imunes ainda e vão seguir tomando todos os cuidados. Usando máscara, lavando sempre as mãos e mantendo distanciamento. Mas o coração de todos, com certeza, já está mais calmo”, afirmou Luma.
A mulher também torce pela ampliação do público alvo da campanha de imunização para que mais pessoas da família possam ser vacinadas. “Em breve chega a hora dos outros irmãos serem vacinados também”.
Idosos dançaram animados após serem vacinados em Palmas — Foto: Divulgação
Campanha de vacinação
A Prefeitura de Palmas informou 4,5 mil idosos com idades entre 70 e 78 anos foram vacinados contra o novo coronavírus em dois dias de ação. Neste sábado (27), quando o público alvo foi ampliado, a primeira dose do imunizante foi aplicada em 15 pontos de vacinação.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), 68,39% da meta foi alcançada. O total de doses para atender 100% deste público em Palmas é 6.620.
Segundo o Vacinômetro, página do Governo do Estado que monitora a vacinação, o Tocantins já recebeu 193.650 doses de vacinas contra o coronavírus, 177.233 foram distribuídas aos municípios e 112.049 foram aplicadas.
Do total de aplicações, 78.257 são referentes à primeira dose e 33.792, a segunda dose da vacina.
https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2021/03/29/idosos-cantam-e-dancam-musica-sertaneja-apos-serem-vacinados-contra-a-covid-19-em-palmas-video.ghtml
Fonte: G1 Tocantins