Pronatec investe em capacitação humana e material didático para aulas práticas
Além de promover uma educação de qualidade ao alcance dos jovens da zona rural o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO), em parceira com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc/TO), proporciona condições dignas de ensino e aprendizado.
O programa que engloba 13 regionais, 114 municípios tocantinenses e tem capacidade de formação de mais de 5 mil estudantes, possui ainda uma grande estrutura de profissionais trabalhando em prol da execução do programa, são aproximadamente, 700 instrutores e mobilizadores que levam o projeto a diante. Mas, a conta não para por aí, a equipe técnica administrativa é composta por 16 pessoas que atuam na sede do Senar/TO em Palmas.
Toda essa mobilização, segundo a coordenadora do Pronatec, Cleudemar Abreu, é para que o programa seja executado com responsabilidade e de fato atinja o objetivo principal que é oportunizar os jovens a ter acesso a uma educação que contemple o padrão de qualidade exigido em todos os cursos do Senar. “Não é fácil tomar conta de tudo isso, mas é prazeroso quando se vê o resultado”, disse a coordenadora satisfeita.
Para que os nove cursos sejam ministrados no momento foi preciso compor uma equipe de professores capacitados, material didático para que as aulas de campo, para que surta o efeito esperado. Alguns equipamentos são velhos conhecidos dos agricultores, como as botas, as enxadas, luvas e carrinho de mão. Mas, tem outros aparatos mais complexos e necessários.
Foram investidos somente de material para as aulas práticas, em média R$600,000. O suficiente para atender a demanda dos cursos de apicultura, piscicultura, horticultura, fruticultura, avicultura, sistema de irrigação, beneficiamento de mandioca, bovinocultura de corte e de leite, um total de 334 turmas.