Em meio a pandemia, presos ficam internados em corredor junto com outros pacientes enquanto hospital passa por reforma
A situação caótica nos corredores do maior hospital do Tocantins persiste nesta terça-feira (4). Novas imagens feitas dentro do Hospital Geral de Palmas mostram que os pacientes continuam amontoados perto do lixo hospitalar e de caixas com materiais de construção. As salas vermelha e amarela do HGP foram esvaziadas para a realização de uma reforma em meio a pandemia.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde disse que a previsão de normalização da rotina do hospital é para a próxima semana e que decidiu fazer a reforma neste momento “devido o baixo fluxo de pacientes”. (Veja a nota na íntegra ao fim da reportagem)
Até os pacientes que vieram do sistema prisional, que em situações normais ficam separados dos demais por medida de segurança, foram hospitalizados nos corredores. Nesta terça, os detentos foram movidos para um ponto mais distante de onde estão a maioria dos doentes, mas ainda na área de circulação do hospital.
Pessoas com condições de saúde delicadas estão expostas. Um senhor de 86 anos, que teve a perna amputada e precisa usar fralda geriátrica por causa de problemas renais, esta deitado em uma c
Presos ficaram internados no corredor com os outros pacientes — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
ama do corredor. Ao lado dele, outra idosa recebe a medicação sentada em uma cadeira de rodas.
Para a presidente do Observatório Social em Saúde e Direitos Humanos, Fátima Dourado, classificou a situação como “A prova do descaso com a saúde pública e é um atentado contra a dignidade da pessoa humana”. Nesta terça, representantes do Conselho Estadual de Saúde estiveram no HGP e confirmaram o problema. A promotoria de Justiça pediu explicações para a Secretaria de Saúde.
Situação é nos corredores do HGP — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Nota da Secretaria de Estado da Saúde na íntegra
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), informa que para melhoria da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Geral de Palmas (HGP) está passando por reforma e manutenção de vários setores. Os ambientes da sala vermelha e amarela do Pronto Socorro da Unidade estão recebendo estes reparos com previsão de retorno aos atendimentos normais na próxima semana.
A SES lamenta os transtornos e ressalta que esta medida é temporária, provisória e foi planejada devido o baixo fluxo de pacientes na Unidade neste período.
Sobre o paciente citado a SES informa que o paciente está sendo transferido para a ala da internação da Unidade.
Fonte: G1 Tocantins