Estado

Com impasse, tocantinenses não sabem se terão que adiantar relógios

Divulgação

A polêmica em relação a inclusão pelo Governo Federal do Tocantins no grupo de estados que irão ter horário de verão continua.
Na noite da última terça-feira, 16, o Secretário Estadual de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, afirmou, em entrevista a um site de notícias da capital, que depois de conversar com empresários, comerciantes e técnicos da área de energia, o Governo do Estado tinha decidido revogar o decreto federal que incluía o TO entre os estados que terão que adiantar uma hora no próximo domingo, 21.

Eduardo afirmou que mesmo que não haja tempo de fazer a alteração, excluindo o Tocantins da lista, “a rotina interna do Estado, o horário do trabalhador, fica mantido como está”. O secretário lembrou, contudo, que dificilmente será possível acordar com as companhias aéreas mudanças em sua programação, que deve seguir o horário de verão.

Para o secretário, a economia de energia no Estado, objetivo do horário de verão, é insignificante, o que justificaria a revogação.

O Deputado Estadual César Halum afirmou que não é possível retirar o Tocantins dos estados que foram inclusos no horário de verão porque, segundo ele, é realizada uma programação anterior que envolve diversos fatores, dentre os quais a concessionária de energia, a área de atuação e a programação dos computadores.

Halum explicou que a exclusão do Estado da lista pode ocorrer em 2013 e vai reunir com a bancada federal e junto com o governo estadual para discutir e chegar a um entendimento, pois a maioria da população é contra.

A decisão do Governo do Tocantins de voltar atrás em relação a inclusão do Estado no horário de verão ocorreu depois que a medida foi recebida com críticas pela população, que se manifestou principalmente através das redes sociais.

O próprio Eduardo usou o Twitter para divulgar o recuo do Estado.

Entenda
De acordo com um decreto publicado na última terça-feira, 16,o Governo Federal incluiu o Tocantins e excluiu a Bahia do horário de verão deste ano. A Bahia foi excluída do horário a pedido do estado.

A inclusão do Tocantins foi pedida pelo próprio Estado através de um ofício, enviado para o Ministério de Minas e Energia no dia 15 de junho de 2012.

O horário de verão começa no próximo domingo, 21, quando moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, pelo menos por enquanto, o Tocantins terão que adiantar os relógios em uma hora.
(Portal O Norte)