DestaquePalmas

Palmas suspende a vacinação contra o coronavírus para grávidas sem comorbidades

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) decidiu suspender a vacinação contra o coronavírus em grávidas e puérperas sem comorbidades a partir desta quarta-feira (12). Segundo o município, a medida atende uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviada na noite desta terça-feira (11).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Semus tinham anunciado primeiro a suspensão do uso da vacina Astrazeneca/Fiocruz para este público, ainda na manhã de terça-feira (11). Porém, ainda poderiam ser aplicadas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.

Agora, conforme essa nova decisão do município, está suspensa a aplicação de todos os imunizantes para as gestantes e puérperas sem comorbidades.

Por outro lado, as que tiverem algum tipo de comorbidade continuarão sendo vacinadas com a CoronaVac ou Pfizer. O detalhamento das doenças que garantem acesso prioritário a vacinação pode ser conferido nesta lista.

Suspensão da Astrazeneca

 

A suspensão da vacina Astrazeneca para grávidas e puérperas ocorreu após o Ministério da Saúde (MS) confirmar o óbito de uma grávida que havia recebido esse imunizante. Porém, ainda não há comprovação da relação do óbito com a vacina.

Nesta terça-feira (11) a Secretaria de Estado da Saúde disse que em alguns municípios tocantinenses, grávidas com e sem comorbidades estavam sendo imunizadas com a vacina e que no momento, não há relatos de sintomas adversos nas gestantes que receberam o imunizante.

Fonte: G1 Tocantins