Ginásio poliesportivo continua abandonado pelo Governo na região norte do Tocantins
O único ginásio poliesportivo do município de Nova Olinda, norte do estado, continua abandonado pelo Governo do Tocantins. O local é de responsabilidade da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), pasta gerida pela professora Adriana Aguiar.
Os moradores lembram que o ginásio já foi palco de grandes eventos esportivos e festas culturais na cidade, mas está totalmente deteriorado há vários anos.
O ginásio foi atingido por um incêndio em 2016 e teve parte da cobertura destruída. Sem passar por reparos desde então, a estrutura enferrujou e há risco de desabamento.
Atualmente os únicos visitantes do ginásio são usuários de drogas e pessoas em situação de rua. Enquanto isso, a população da cidade não tem onde praticar atividades esportivas.
Em 2018, o Governo do Estado chegou a anunciar a contratação de uma empresa para realizar a reforma na parte elétrica, estrutural e hidráulica. Os serviços ainda foram iniciados, mas a empresa abandonou a obra pouco tempo depois.
O QUE DIZ A SEDUC
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) disse que a reforma do Ginásio Poliesportivo de Nova Olinda teve início em fevereiro de 2018 e, em janeiro de 2019, a empresa licitada se manifestou pela desistência em continuar a execução da obra. Diante disso, houve a convocação da 2ª colocada no processo licitatório, mas esta, por sua vez, não manifestou interesse em executar o serviço.
Conforme a Seduc, para que a obra possa ser retomada, foi necessária a rescisão do contrato que estava em vigência e uma equipe técnica realizará nos próximos dias uma visita in loco para proceder com a atualização dos projetos e planilhas orçamentárias. Assim, a secretaria prosseguirá com o processo de licitação para conclusão da obra.