Família leva susto ao encontrar caixões de corpos exumados dentro de contêiner em Araguaína
Uma família que esteve neste fim de semana no Cemitério Jardim das Paineiras, em Araguaína, para a visita de 7º dia de um ente querido, ficou assustada ao encontrar vários caixões dentro de um contêiner a céu aberto.
A visita aconteceu neste domingo (6). O contêiner tinha pelo menos cinco caixões de vários tamanhos, além de um saco preto, do lado de dentro do cemitério.
“Fui fazer a visita de 7º dia com meus pais e, quando chegamos ao túmulo, vimos 2 contêineres e ficamos assustados, pois um deles estava cheio de caixões. Provavelmente fizeram a exumação de corpos e descartaram os caixões ali nos contêineres como se fosse um lixo qualquer”, disse uma jovem ao apontar risco de possível contaminação. A denunciante pediu para não ser identificada.
A jovem ainda reclamou do fato de o túmulo do seu familiar não ter sido fechado mesmo após sete dias, estando apenas com uma telha de zinco por cima.
“O túmulo do meu parente e de outras pessoas estão apenas com telha por cima. Se a gente levantar dá para ver as gavetas”, acrescentou.
O QUE DIZ A DIREÇÃO DO CEMITÉRIO?
Questionada pela reportagem, a direção do Cemitério Jardim das Paineiras confirmou que as urnas (caixões) filmadas são oriundas de jazigos dos quais os corpos foram retirados e exumados.
Conforme a nota, depois da exumação, as urnas são devidamente descartadas e os restos mortais são “respeitosamente acondicionados em local apropriado dentro do próprio cemitério, em ossuário devidamente numerado e classificado, permitindo livre acesso aos familiares dos entes queridos”.
“O procedimento padrão prevê que as urnas sejam armazenadas nas caçambas e descartadas e não permanecem dentro do cemitério. No entanto, em função da pandemia, problemas logísticos impediram a realização imediata desse transporte. Enquanto perdurarem tais dificuldades logísticas, as caçambas com urnas serão cobertas com lonas e dispostas em local longe da circulação de visitantes”, afirma a nota da direção.
Sobre as covas cobertas com telhas de zinco, o Jardim das Paineiras disse que trata-se de um procedimento padrão para o trabalho de sepultamento nas galerias comunitárias, que possuem 10 gavetas. Logo após cada sepultamento nas galerias, a gaveta utilizada é devidamente lacrada. No entanto, toda a galeria só é definitivamente lacrada, coberta com terra e plantio de grama depois que todas as gavetas estiverem ocupadas.