Equipes fazem vacinação contra Covid até de madrugada para evitar desperdício de doses no Tocantins
A vacinação contra a Covid-19 no Tocantins passa por enormes desafios logísticos, com muitas comunidades distantes e isoladas por estradas em péssimas condições. Mas estas dificuldades não desanimam as equipes de saúde, que enfrentam horas de viagem pelas pistas de terra para aplicar as doses mesmo nos locais mais distantes.
Em Bandeirantes do Tocantins, até de madrugada houve aplicação das doses, para evitar a perda de imunizantes nos frascos que já estavam abertos. “Retornamos às 2h. Ainda tinha duas doses de vacinas. Fomos atrás de dois moradores que são servidores, acordamos eles pra fazer a vacinação e não perder doses”, conta a agente de saúde Maristela Vieira.
Quem recebe a vacina, como a funcionária pública Denise Loureiro que foi imunizada em Palmas nesta terça-feira (22), só tem agradecer. “Eu tive Covid em maio e ter tomado a vacina é um passo para a gente ter mais segurança na vida”.
Em Aragominas, a equipe de saúde vai longe para fazer as aplicações. “Pegamos 40 quilômetros de estrada de chão, o acesso é bem complicado, mas estamos indo fazer o nosso trabalho”, conta Laryssa Kozarewicz.
Vacinação no interior do estado — Foto: Reprodução
E no meio dessa batalha pela vida, demonstrações de carinho se acumulam. A vacinadora Ângela Aires mostra com orgulho a carta que receber de uma das pessoas que imunizou. São 14 anos dedicados a estre trabalho e nenhum sinal de que ela vai se cansar. “A vacinação hoje é a única esperança. Cada gotinha daquelas doses injetadas, são vidas”, diz ela.