Andrade pretende esvaziar o PTB, comenta sobre Lula, Bolsonaro, Damares e revela planos
Depois de ter sido destituído inesperadamente do comando do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no Tocantins, o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, falou à imprensa nesta terça-feira (22) sobre seu futuro político e adiantou que deve se filiar ao Partido Social Liberal (PSL) para acompanhar o governador Mauro Carlesse.
“Recebi alguns convites, entre eles, o primeiro foi o governador Mauro Carlesse, as conversas estão adiantadas, digamos que estou 80% no PSL”, informou o deputado.
Mais do que isso, Andrade pretende fomentar uma desfiliação em massa do PTB. Ele adiantou que vai convidar todos os 10 prefeitos, 11 vices-prefeitos e os mais de 200 vereadores que foram eleitos pelo antigo partido nas Eleições 2020 para que sigam o mesmo destino partidário.
“Quero me reunir na próxima semana, inicialmente com os prefeitos, para expor as razões que estão nos levando a deixar o PTB e em seguida batermos o martelo sobre nosso futuro, sou um político de grupo e assim vamos juntos decidir nosso futuro”, destacou.
MOTIVO DA DESTITUIÇÃO
Antonio Andrade afirmou, ainda, que não sabe as razões pelas quais o PTB nacional destituiu o diretório no Tocantins. Ele disse ter feito um “trabalho de excelência” no comando do partido.
“Quando voltei ao partido, há dois anos, existiam somente quatro prefeitos, três vices e 69 vereadores; na eleição passada, tivemos um crescimento de 120%“, lembrou.
PLANOS FUTUROS
Em relação ao seu futuro político, o Andrade disse que pretende ser candidato a deputado federal, Carlesse deve se candidatar ao Senado, e Wanderlei Barbosa possivelmente ao Governo do Estado.
“Candidatura a gente constrói e nós temos um grupo, pretendo colocar meu nome à disposição como deputado federal. Já o vice-governador, Wanderlei Barbosa, tem todos os pré-requisitos para ser o candidato do grupo e tem meu apoio. Sobre a candidatura do governador ao Senado, é natural, mas cabe a ele esta definição“, respondeu.
CANDIDATOS DE FORA DO TOCANTINS
O presidente da AL também respondeu sobre as possíveis candidaturas de personalidades de fora do Tocantins, a exemplo da recente especulação de que a ministra Damares Alves pretende se aventurar numa disputa a deputada federal pelo estado.
“A gente vê com preocupação, é um desrespeito grande… nós não temos capacidade ou condições de representar nossa comunidade? Sou tocantinense e acredito nas pessoas que querem lutar pelo bem do nosso Estado[…] Essa questão do PTB pra mim é passado, não tenho rancor e quem tem que avaliar é o eleitor”, resumiu.
LULA E BOLSONARO
Antonio Andrade também foi questionado pelos jornalistas sobre sua posição política em relação à polarização Lula x Bolsonaro.
“O Lula é um nome fortíssimo para o ano que vem, já Bolsonaro vem perdendo espaço com esta pandemia, mas ainda está muito longe e muita coisa pode acontecer. Pelas conversas que eu tenho com o governador, Bolsonaro tem sido um grande presidente para o Tocantins, ele tem dado todo o suporte ao nosso Estado. Como eu disse: eu sou um homem de grupo e se o governador decidir acompanhar o presidente Jair Bolsonaro eu vou estar junto, com a mesma ideologia”, disse Andrade.
VEJA MAIS
+ Destituído do comando do PTB, Andrade sofre a mesma traição praticada contra Wagner