Vacinas da Janssen chegarão na sexta (25) ao TO e serão divididas entre Palmas, Araguaína e Gurupi
O Governo do Tocantins informou nesta quarta-feira (23) que vai dividir as vacinas da farmacêutica Janssen entre Palmas, Araguaína e Gurupi. O Estado espera receber a primeira remessa destes imunizantes, com 10.250 doses, para a madrugada da próxima sexta-feira (25). Mauro Carlesse (PSL) informou que a distribuição será ‘proporcional’, mas não informou ainda os quantitativos exatos para cada cidade.
Inicialmente, as vacinas desta fabricante seriam enviadas apenas para as capitais. A mudança foi autorizada pelo Ministério da Saúde após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliar o prazo de validade dos produtos até agosto.
Segundo a 39ª pauta das vacinas enviada pelo Ministério da Saúde ao governo do Tocantins, as vacinas da Janssen virão a Palmas em um voo comercial da Latam. Os imunizantes devem embarcar às 23h da quinta-feira (24) do Aeroporto de Guarulhos em São Paulo. A chegada está prevista para 1h20 da sexta-feira.
O governador justificou a decisão de fazer a divisão lembrando do acumulo de casos de Covid-19 nestas três cidades.
“Estamos falando dos três municípios que concentram as maiores populações do nosso Estado e também os maiores números de casos de Covid-19, até por serem polos econômicos em suas regiões. Por isso, o entendimento de destinar esse primeiro lote para Palmas, Araguaína e Gurupi, mas já tranquilizo os demais municípios que receberemos vacinas de outros laboratórios e, à medida que elas chegarem, essa distribuição será feita a todos os municípios”, disse ele.
A prefeitura de Palmas ainda não comentou a decisão do Palácio Araguaia. Recentemente, a previsão da gestão municipal era de recebimento de 21 mil doses destas vacinas.
Os três municípios juntos têm uma população de 577,2 mil habitantes e, desde o início da pandemia, acumulam 90.330 casos, o equivalente a 46,5% do total de 194.366 de casos de Covid-19 registrados no Tocantins.
O secretário de Saúde do Tocantins, Edgar Tollini, disse que a chegada de uma nova vacina é motivo para comemoração e pediu que a população procure pelas vacinas assim que estiver dentro dos grupos prioritários.
Fonte: G1 Tocantins