Moradores reclamam de pó jogado sobre pavimentação asfáltica em cidade do interior
Moradores de Itaporã do Tocantins, na região centro-norte do estado, estão sofrendo com a poeira causada por um pó que foi jogado sobre a pavimentação asfáltica realizada recentemente nas ruas da cidade. O prefeito do município é Zé Rezende (DEM).
Segundo reclamação de moradores, esse pó estaria causando problemas respiratórios nas pessoas, principalmente em crianças e idosos.
“A gente tem que colocar água de manhã e de tarde. O exemplo é o meu avô que passou dois dias ruim com esse problema. Não é só eu, é quase toda a população de Itaporã que está reclamando desse pó que tá tendo aí. Queria que você [prefeito] falasse um pouco desse problema aí”, reclama um morador em vídeo.
Resposta da Prefeitura
O AF Notícias entrou em contato na Prefeitura de Itaporã para saber sobre esse problema na pavimentação da cidade. O engenheiro Fernando Moreno Surte Júnior, responsável pela fiscalização da Secretaria da Infraestrutura, esclareceu sobre o assunto.
Segundo ele, a obra que está sendo feita na cidade é um recapeamento com tratamento superficial duplo (TSD), tapa-buracos e sinalização.
O engenheiro explicou que o TSD consiste na aplicação de duas camadas de brita do tipo RR-2C e depois uma capa selante, ou seja, um composto ligante + pó de pedra.
“Foi verificado em duas ruas da terceira etapa o excesso de pó de pedra, o qual está gerando a poeira, estive lá na quinta feira e solicitei a empresa a correção”, afirmou o engenheiro.
Ele explicou ainda que o pó de pedra serve para preencher os vazios das pedras maiores e deixar o pavimento mais impermeável e resistente. “Vai sair com o passar do tempo e com a água no período chuvoso. porém o excesso já foi solicitado que a empresa responsável pela execução faça a remoção”, declarou.
Fonte: AF Noticias