DestaqueEstado

Média semanal de vacinação contra Covid despenca 30% no Tocantins e acende alerta

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que foi registrada uma queda significativa na média semanal de vacinação contra a Covid-19 no Tocantins e alertou a população para a importância de tomar a segunda dose do imunizante.

Até esta quarta-feira (14), o Tocantins recebeu 914.790 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 848.525 foram distribuídas aos municípios e 708.170 aplicadas, sendo 529.981 em primeira dose e 160.179 em segunda dose. Além disso, o Estado já imunizou 18.010 pessoas com dose única da vacina Janssen.

Mais de 66 mil doses ainda estão na Central de Distribuição do Estado e 140.355 estão armazenadas nos municípios à espera de aplicação.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, a média semanal de vacinação dos grupos prioritários diminuiu cerca de 30% na última semana, entre os dias 4 e 10 de julho. “É um número preocupante. Precisamos avançar com a vacinação no Estado e garantir a imunidade da população, com as duas doses. Quem não completa o esquema vacinal, preconizado pelo MS, fica mais vulnerável à infecção e suas formas mais graves”, explicou a Superintende de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra.

Conforme orientado pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas com a aplicação das duas doses da vacina – Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac – é possível garantir a imunização contra o vírus.

VEJA MAIS

Mais de 6 mil tocantinenses não comparecem para tomar 2ª dose contra a covid-19

Para aumentar o número de pessoas vacinadas, Gurupi diminui prazo para a 2ª dose da Astrazeneca

Local de vacinação contra a covid-19 fica vazio em Araguaína; ‘cadê vocês, gente?’

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, reforçou a necessidade da vacinação com ciclo completo. “Quem estiver apto a receber a segunda dose da vacina procure uma unidade de saúde. Apenas com a imunização completa combateremos, de forma eficaz, a Covid-19. Além disso, com o avanço da vacinação, evitamos a circulação e o surgimento de novas variantes, ainda mais resistentes ao vírus”, completou Tollini.
Fonte: AF Noticias