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Apagão das redes sociais faz empreendedores buscarem novas estratégias: ‘Risco muito grande’

O apagão registrado nas redes sociais no início desta semana causou prejuízos para empreendedores que dependem destes serviços para vender. Este foi o caso do Reis Feitosa, que faz 80% das vendas online. O jeito encontrado por ele foi migrar para outras formas de comunicação e até voltar a usar mensagens de texto.

“A primeira estratégia que a gente teve foi o Telegram, que a gente já vendeu por lá e por saber que não é do mesmo grupo do WhatsApp e Instagram tentamos fazer as primeiras vendas por lá e deu certo”, disse o microempreendedor.

Mesmo assim não teve como fugir do prejuízo e as vendas dele caíram pelo menos 30%. Para não perder ainda mais o jeito foi apostar em estratégias não conectadas, como os SMS, que não precisam de internet.

Por meio delas o empreendedor conseguiu fechar diversas vendas. “Ninguém valoriza mais pacote de SMS, mas ontem foi muito útil. Nós conseguimos atender do início ao final as vendas por SMS”, afirmou.

Nesse mundo conectado é difícil ficar uma tarde toda sem Instagram, Facebook e Whatsapp. Na segunda-feira (4) os serviços caíram por volta de 12h30 e ficaram off por quase 7 horas. Se para se comunicar foi difícil, imagina para quem depende totalmente dessas redes.

Empreendedores precisaram se virar para evitar perdas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Empreendedores precisaram se virar para evitar perdas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Já a Cássia Gabriela foi pega totalmente de surpresa e não teve o que fazer. Sem o Instagram ela não conseguiu vender nenhuma roupa. “Eu estava organizando para continuar uma promoção que eu tinha feito, fazer umas postagens com anúncios de umas peças, mas quando a gente foi postar estava tudo fora do ar”, disse.

O consultor de marketing e estrategista digital Guilherme Zamina explica que não dá para apostar toda sua estratégia e todas as suas vendas em apenas uma rede social. “É um risco muito grande para qualquer tipo de negócio […] confiar toda a sua estratégia, tanto de relacionamento com clientes como de aquisição de novos clientes, em uma única ferramenta”, afirmou.

 

Empreendedores precisaram recorrer ao SMS para não perderem vendas durante o apagão das redes sociaisEspecialista alerta para risco de A cássia aprendeu a lição. Ainda está dependente do Instagram, mas tá correndo para tirar do papel o sonho de ter um site próprio. “O plano inicial era até a Black Friday estar pronto [o site], mas estou começando a ver tudo certinho agora. Não sei se vai dar tempo, mas está nos planos”, afirmou.

Fonte: G1 Tocantins