Tocantins perde um dos médicos pediatras mais respeitados do estado, aos 62 anos
Um dos médicos pediatras mais respeitados do Tocantins, Hélio Hermenegildo Marques Maués, faleceu aos 62 anos, nesta segunda-feira (4/10), em Brasília. A causa da morte não foi divulgada.
Ele trabalhou como servidor concursado da Secretaria de Estado da Saúde desde maio de 1998 e atualmente estava aposentado pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev).
Hélio também era secretário de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindicato dos Médicos no Estado do Tocantins (SIMED-TO). A entidade lamentou a morte do profissional e destacou que ele dedicou sua vida aos pacientes em neonatologia, ramo que cuida de recém-nascidos até o primeiro mês de vida.
Graduado em medicina pela Universidade Federal do Pará, Hélio Maués tornou-se especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela UNIRIO, além de mestre, pela UFT.
Hélio Maués participou ativamente da implantação da UTI Neonatal no Hospital Maternidade Dona Regina, em Palmas, onde exerceu a profissão em programas voltados para recém-nascidos do Sistema Único de Saúde (SUS), do qual era um grande defensor.
Também especialista em Homeopatia, pela Sociedade de Homeopatia do Rio de Janeiro, Helio atuou na coordenação estadual e como instrutor de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria e conduziu a Secretaria de Formação Sindical e Relações Intersindicais por mais de uma década.
“Por tudo que representou para a história da pediatria no Tocantins e agiu na luta pelos profissionais de saúde, o SIMED-TO acredita que o legado memorável do profissional, do amigo e companheiro de caminhada sindical jamais poderá ser esquecido, e rogamos a Deus que ofereça ao Hélio Maués o merecido descanso, e conforte amigos e familiares nesse momento de dor”, escreveu o sindicato em nota.
Fonte: AF Noticias