Palmas cria escala de horários para vacinação em postinhos; veja como fica cada unidade
A partir desta quarta-feira (3) os postos de saúde de Palmas terão uma escala de horários para vacinação contra a Covid-19. O objetivo da medida, conforme explicou a prefeitura, é ofertar a imunização contra o coronavírus e contra outras doenças em horários diferentes. A ideia é evitar que pessoas buscando um tipo de vacina fiquem nas mesmas filas que quem procura pelos outros.
A capital também manterá a campanha nacional de multivacinação de atualização da caderneta da criança e do adolescente. Ao todo, a medida afeta 25 Unidades de Saúde da Família. (Veja os horários para vacinação da Covid em cada um ao fim da reportagem)
A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Marêssa Castro, explicou que no horário da vacinação Covid-19 não haverá aplicação das doses de rotina. No contra turno, em que as doses de rotina serão aplicadas, não será possível se imunizar contra a Covid.
Nesta quarta-feira, doses da Pfizer estarão disponíveis em todas as unidades. O imunizante da Coronavac estará sendo aplicado na USF da 1.304 Sul. A vacina da Astrazeneca está temporariamente indisponível. A Semus disse que aguarda o envio de nova remessa. A previsão é de recebimento é para a quinta-feira (4), mas ainda não possível dizer quando o lote será disponibilizado aos municípios.
Para vacinação contra Covid, o agendamento é na plataforma Vacina Já. A exceção é para os idosos e imunossuprimidos que podem procurar as unidades sem necessidade de agendar a tomada da dose.
Para as vacinas do esquema de rotina, incluindo a Influenza (contra a gripe), não é necessário agendamento. Basta a pessoa comparecer na unidade e apresentar seus documentos pessoais, cartão do SUS e cartão de vacina.
A vacinação contra Covid está disponível para a população acima de 12 anos, com e sem comorbidade, bem como a dose de reforço para idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos.
A vacina da Influenza, por sua vez, está disponível para a população acima de seis meses de idade. As doses da vacinação de rotina estão definidas na caderneta da criança e do adolescente.
Documentação
Para vacinar-se é preciso levar documentos pessoais, cartão do SUS, cartão de vacinação e laudos quando exigidos. Para menores de 18 anos é necessário estar acompanhado de um responsável e apresentar a autorização por escrito. Para a segunda dose, basta a autorização.
Veja como fica cada unidade
Vacinação contra a Covid-19 – das 8h às 12h
- USF 405 Norte
- USF 403 Norte
- USF 108 Sul
- USF 207 Sul
- USF 1.206 Sul
- USF Bela Vista
- USF José Hermes
- USF Novo Horizonte
- USF José Lúcio
- USF Santa Fé
Vacinação contra a Covid-19 – das 13h às 17h
- USF 406 Norte
- USF 603 Norte
- USF 210 Sul
- USF 403 Sul
- USF 712 Sul
- USF 806 Sul
- USF 1.103 Sul
- USF 1.304 Sul
- USF Alto Bonito
- USF Aureny II
- USF Laurídes Milhomem
- USF Morada do Sol
- USF Santa Bárbara
- USF Taquari
Vacinação contra a Covid-19 – das 13h às 20h
- USF 1.004 Sul
Fonte: G1 Tocantins