Em ritmo de crescimento, Araguaína comemora aniversário
Hoje a cidade de Araguaína comemora o seu 54º (quinquagésimo quarto) aniversário, e em meio a tantas dificuldades, a cidade tem conseguido se destacar no cenário estadual e até mesmo nacional.
Como surgiu
O município de Araguaína, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao ano de 2012, possui cerca de 150 mil habitantes. A cidade é considerada como o centro econômico de negócios, tanto para o Tocantins como para os estados vizinhos como Maranhão e Pará.
Foi ainda no final do século XIX (19) que se iniciou o desbravamento do município com a chegada das primeiras famílias no até em tão Norte Goiano. Em 1876, João Batista da Silva e família saíram do Piauí e se estabeleceram às margens do Rio Lontra, denominando o local como “Livre-nos Deus”, expressando o medo em relação aos índios que moravam na região e animais silvestres. Aos poucos outras famílias foram chegando e ao longo do tempo o povoado cresceu e se tornou a segunda maior cidade do Estado, Araguaína.
Grandes empreendimentos
No último ano, Araguaína tem sido alvo de investidores que veem na cidade grandes oportunidades de desenvolvimento. Entre as grandes expectativas dos araguainense para os próximos anos, está a conclusão de dois shoppings centers na cidade, sendo eles: Shopping Nações, com investimento previsto de R$ 100 milhões, e o Araguaína Park Shopping, com investimento previsto de mais de R$ 200 milhões de reais. Muita dúvidas ainda giram em torno da construção dos dois shoppings, uma das principais incertezas é se existe uma real viabilidade de instalação de dois shoppings na cidade.
O Portal O Norte entrou em contato com os responsáveis pelas construções dos shoppings, mas até o momento não recebeu nenhuma resposta. Vale lembrar que em Agosto deste ano o Ministério Público Estadual (MPE) suspendeu o alvará de construção do Shopping Nações e obras foram interrompidas. A medida foi necessária após vistoria técnica de especialistas que constataram a necessidade de licenciamento ambiental no empreendimento.
Metrópole do futuro
Muitos investidores já estão de olho na cidade de Araguaína, mais ainda depois de uma reportagem especial publicada em 2010 pela revista Veja, na qual apontava a capital do boi gordo como uma das 20 metrópoles do futuro.
A reportagem explica que “o setor de comércio na cidade triunfou”. Segundo a publicação, o consumo do comércio de Araguaína cresce 7% ao ano, e todas as pessoas que moram em raio de 200 quilômetros dependem da cidade, que abastece, além do Tocantins, o sudeste do Pará e o sudoeste do Maranhão.
Os internautas falam
Para finalizar, nossa equipe buscou apontar aqui as conquistas e os principais problemas de Araguaína na perspectiva de quem vive na cidade. Para isso, pedimos aos nossos leitores através da rede social Facebook que nos dissessem o que mudou em Araguaína nos últimos 10 anos. Veja abaixo alguns dos comentários.