Wanderlei Barbosa põe fim à concessão do Parque Estadual do Jalapão: ‘está acabado’
O governador do Tocantins Wanderlei Barbosa (sem partido) anunciou, na manhã desta terça-feira (30), que está cancelado o projeto de concessão de serviços turísticos do famoso Parque Estadual do Jalapão. O anúncio foi realizado durante audiência pública no Ginásio da Escola Municipal Professora Ernestina Viera Soares, em Mateiros.
“Eu vim aqui para trazer tranquilidade: se vocês não quiserem concessão, eu não farei. Nenhum secretário meu tem autorização para fazer as coisas de cima para baixo. Da mesma forma que eu quero o meu direito de propriedade garantido, eu quero que todos vocês tenham. Eu respeito vocês e eu só quero esse respeito. Estou começando o governo”, afirmou o governador.
Na sequência, Wanderlei deu seu veredicto: “Se não for a vontade do povo do Jalapão, nós não vamos fazer, nós vamos cancelar. Amanhã terá um decreto no Diário Oficial do Estado dizendo que por força da população está encerrado o processo de concessão especificamente do Jalapão. Não irei tratar mais deste assunto. Está acabado”, declarou, sendo aplaudido pelos presentes.
O governador afastado Mauro Carlesse (PSL) é o autor da lei que concede à iniciativa privada o direito de exploração das atividades turística dos parques estaduais do Jalapão, Cantão e Lajeado, além do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas. O cancelamento será apenas em relação ao Jalapão.
Um novo projeto de lei deve ser enviado, nos próximos dias, para a Assembleia Legislativa para revogar os termos da Lei n° 3816 de 25 de agosto de 2021 que autoriza a concessão.
O presidente da Associação das Comunidades Quilombolas, senhor Adão Ribeiro, disse que sempre acreditou que o governador Wanderlei Barbosa ouviria a população e tomaria a decisão correta. “O senhor fez o que deveria ter feito com o nosso Jalapão. Estou orgulhoso. Agora, todos nós estamos de cabeça fria. Nós estávamos com esta grande preocupação, o Governador resolveu o problema da nossa sociedade”, considerou o líder quilombola.
A moradora de Mateiros, Ana Cláudia, considerou sábia a decisão. “Vocês não sabem a alegria que jorra no coração do jalapoense. Nós tínhamos incertezas porque nós temos famílias, nós tínhamos medo. E por isso quero dizer ao Governador neste momento. O senhor fez história no Tocantins. O nosso Estado é marcado por histórias tristes. E nesta terça-feira, senhor Wanderlei Barbosa, quero lhe agradecer de coração, e o senhor tem todo o nosso respeito. Nós somos gratos. Muito obrigada!”, afirmou a moradora.
Wanderlei Barbosa destacou ainda, que a audiência pública que ocorreria em Palmas nesta quarta-feira, 1º, está cancelada.
VEJA MAIS
VEJA O VÍDEO
(@governoTO)
Fonte: AF Noticias