DestaqueEstado

Mais de 50 cidades do Tocantins estão em alerta e 19 têm risco de epidemia de dengue

A elevação nos casos de dengue nos últimos meses tem causado preocupação no Tocantins. Na noite desta segunda-feira (03.jan.22), o jovem delegado de Polícia Civil do Tocantins Hismael Athos Tranqueira Noleto, de apenas 31 anos, foi vítima fatal da doença. Ele faleceu no Hospital Uniclínicas, em Palmas, onde estava internado após ter contraído uma dengue hemorrágica.

Em razão da preocupação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alertou sobre o alto índice de infestação predial por Aedes aegypti, conforme último Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LIRAa/LIA), feito até 21 de dezembro de 2021.

No Tocantins, dos 108 municípios que encaminharam o 4º levantamento entomológico obrigatório, 52 estão em situação de alerta e 19 em situação de risco. Assim, correspondem à porcentagem de 65,74% os municípios tocantinenses que estão em uma conjuntura vulnerável às epidemias de Chikungunya, Dengue e Zika.

A gerente estadual de Vigilância das Arboviroses da SES, Christiane Bueno Hundertmarck, explica que, diante da situação alarmante, foram encaminhadas orientações aos municípios.

“Nós solicitamos as secretarias municipais de saúde de intensifiquem as ações de controle vetorial, vigilância ao paciente e atualização dos dados. É necessário atenção e combate rápido contra o mosquito, vetor de tantas enfermidades”, alerta.

Fonte: AF Noticias